Musa do Salgueiro no carnaval 2023, Dandara Mariana foi uma das famosas que brilhou na primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro, neste domingo (19). Intérprete da Talita da novela "Travessia", a atriz representou Leviatã, um príncipe do inferno, no enredo "Delírios de Um Paraíso Vermelho" da escola do Andaraí, Zona Norte do Rio.
À frente da bateria da vermelha e branca, claro, Viviane Araújo em seu segundo desfile de carnaval após dar à luz Joaquim, de 5 meses. E se na novela das nove, Dandara usa looks mais fechados sempre acompanhados de laces, no carnaval a atriz exibiu os cabelos naturais e deixou à mostra o corpo sarado em uma fantasia cheia de recortes com botas pretas over the knee.
Confeccionada por Michely X, a fantasia de Dandara demorou três meses para ficar pronta, fora quatro provas e será leiloada após o reinado de Momo. O look de carnaval gastou aproximadamente 100 mil cristais pretos e vermelhos - cinco vezes mais que a fantasia de Carla Diaz como madrinha da Estrela do Terceiro Milênio - e várias centenas de penas sintéticas de faisão também na cor vermelha.
Para completar, um adereço de cabeça. Segundo os estudos, Leviatã chegou a ser um serafim e depois incorporou o sentimento da inveja e obsessão pelos bens materiais. Ao se deparar com a batalha do bem contra o mal, Leviatã não conseguiu se manter calmo.
A escola de Edson Pereira enfrentou alguns problemas com o tamanho de suas alegorias - o abre-alas, por exemplo, tinha 100 metros de cumprimento e 16 metros de altura e trazia 35 mil litros de água para movimentar dois chafarizes. A vermelha e branca levou ainda 3.200 integrantes em 28 alas e fez uma homenagem a Joãosinho Trinta, morto em 2011 e um dos maiores carnavalescos da história.
Fazendo uma crítica aos sete pecados capitais, nas alas, e citando ainda a disputa entre o bem e o mal, o Salgueiro comemorou 70 anos de fundação em busca do 10º título. O último campeonato foi em 2009, e a melhor colocação desde então, o vice-campeonato em 2012, 2014 e 2015. Ano passado, o Salgueiro chegou em 6º lugar.
Nesta noite, mais seis escolas passam pela Sapucaí, entre elas a Portela, maior campeã do carnaval do Rio.