A morte do ator e diretor Hugo Carvana pegou muita gente de surpresa no início da tarde deste sábado (4) e movimentou as redes sociais. O artista tinha 77 anos e estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, na Zona Sul do Rio de Janeiro, desde o último domingo (28) para um tratamento contra um câncer. Ainda não há informações sobre a causa da morte e nem sobre o local do sepultamento. Além do câncer, Hugo também sofria mal de Parkinson.
Hugo Carvana estava afastado da TV desde a minissérie "Brado Retumbante" (2012), quando interpretou o personagem Jorge Mourão. No cinema, seu último trabalho foi o filme "A Casa da Mãe Joana 2". O ator e diretor deixa a mulher, a jornalista Martha Alencar, e três filhos.
Cacá Diegues falou sobre o amigo em entrevista a Globo News: "É uma grande perda para todos nós, cinema e TV. Não era só um ator extraordinário, mas um diretor, um intelecutal. Fico muito triste. Carvana era um autor também, que pensava as coisas do Brasil, do cinema. Foi um diretor incrível. Vou sentir muita falta dele, que era uma pessoa doce, gentil, engraçada. Sempre pra cima, fazia a gente ficar feliz", lamentou.
Confira as declarações da classe artística:
Glória Perez (novelista): "Sábado triste, sem Hugo Carvana".
Leona Cavalli (atriz): "Triste com a partida do grande ator e diretor Hugo Carvana. Foi uma honra ser dirigida por ele em seu último filme, o "Casa da Mãe Joana 2", também com o maravilhoso José Wilker. Era muito amoroso, inteligente e bem humorado; louco por cinema. Muita LUZ e PAZ no caminho Hugo! Deve estar rodando outro longa com o Zé agora... Bravo!!!"
Fabiana Karla (atriz): "E mais um mestre se vai... Tive a oportunidade e a honra de trabalhar com ele e aprender com um grande artísta de uma personalidade incrível e que amava a vida. Pra mim, mais um gênio que nos deixa... Que Deus conforte o coração dessa família que eu tenho tanto carinho. Vai com Deus, mestre".
Cristiana Oliveira (atriz): "Querido! Vai com Deus! Deixou sua mensagem aqui; generosidade, coleguismo, respeito. Sentiremos falta desse ator tão talentoso e com um histórico incrível! R.i.P".
Serginho Groisman (apresentador): "Triste com a morte de Hugo Carvana. Seus filmes e obras na TV nunca deixaram dúvidas sobre seu talento. Fica em paz".
Sergio Maroni (ator): "Triste. Convivi com ele, e me deleitei ouvindo suas histórias, quando trabalhamos juntos em "Como Uma Onda". Perdemos um grande ator e diretor, mas principalmente um ser humano da melhor qualidade".
Antonio Grassi (ator): "Chocado e muito triste".
Sergio Penna (preparador de elenco): "Hugo Carvana para sempre".
Renata Boldrini (apresentadora): "Poxa, Carvana. Você vai sentir falta".
Marília Pera ao "O Globo": "Eu trabalhei com ele em 'Bar esperança, Sempre o Último que Fecha', que foi um enorme sucesso. Ganhei prêmios justamente pela forma que ele me conduziu. Trabalhar com ele sempre era muito democrático e muito engraçado. Era um grande ator, um grande diretor, uma pessoa extraordinária".