Claudia Conserva,49, é uma famosa apresentadora de TV chilena que viu a vida mudar do dia para a noite após ser diagnosticada com um câncer de mama triplo negativo, um dos mais agressivos e difíceis de tratar. Desde então, Claudia tem registrado cada passo de seu tratamento e busca, com o material, conscientizar a população sobre os perigos a doença.
O diagnóstico foi feito em junho de 2022. A partir desse momento, Claudia Conserva passou por diversas rodadas de quimioterapia. A luta da apresentadora é retratada no documentário "Brava", disponível no YouTube. Assim como algumas brasileiras que enfrentaram a mesma doença, a chilena filmou momentos de seu tratamento para mostrar no documentário.
"Quis compartilhar essa experiência íntima porque essa mensagem me parece urgente. Brava mostra que um diagnóstico oportuno pode ajudar a salvar sua vida", explica.
No documentário, um dos momentos mais fortes é quando Claudia Conserva relembra o momento em que recebeu o diagnóstico de câncer. "Mesmo sabendo que não havia metástase, sabia que era um câncer agressivo e enlouqueci. Desapareci. Morri em vida", desabafa.
Após a primeira quimioterapia, Claudia Conserva contou que se sentiu aliviada por estar tratando da doença. Apesar do conteúdo importante, a apresentadora sofreu algumas críticas com o documentário. Algumas pessoas chegaram a acusá-la de querer lucrar com a doença.