Marlene Mattos e Xuxa tiveram uma relação profissional ao longo de vários anos e após um rompimento nada amigável se reencontraram para a gravação de um documentário a respeito da "Rainha dos Baixinhos". Envolvida em dúvidas da web se faliu após o fim da relação com Xuxa, Marlene Mattos tentou novos ares ao deixar a Globo.
Mas a passagem da diretora pela Band foi um verdadeiro fiasco com direito a programa-relâmpago de Preta Gil, hoje em tratamento contra um câncer no intestino. Então diretora de núcleo da Globo, Marlene lançou o projeto "Jovens Tardes" no fim de 2002 ainda na Globo. O dominical reunia estrelas teen da música em ascensão se encontrando com ídolos do passado.
No final de 2003, Marlene era alvo de sondagens da RedeTV! e da Record, porém fecharia contrato com a Band no começo do ano seguinte. Um de seus primeiros trabalhos foi dirigir a entrevista que o hoje senador Jorge Kajuru fez com Romário em um programa-teste, e investir em Sabrina Parlatore, então à frente do "Clipmania".
Depois, Marlene apostou suas fichas em Kelly Key, revelada em um programa fiascado da Globo, para assumir uma atração infantil, e em Viviane Romanelli para a nova fase do "Dia a Dia". Na sequência, a diretora do canal focou sua atenção para o "Melhor da Tarde", então conduzido por Astrid Fontenelle.
E no meio disso, em fevereiro daquele 2004, a Band anunciava o título do programa de entrevistas que Preta Gil comandaria: 'Caixa Preta". A estreia foi sendo adiada, adiada, adiada e só se colocou em prática em 31 de julho nas noites de sábado.
"Nos dois primeiros (quadros), convidados conhecidos do público (artistas, jogadores de futebol) serão submetidos a uma série de perguntas que sairão da tal caixa-preta que dá nome ao programa. No terceiro e quarto blocos, o cenário vai virar uma casa, com quarto, cozinha, banheiro. Cada convidado poderá mostrar, por exemplo, o que veste quando dorme ou se sabe fritar um ovo", explicou "O Globo".
Se na estreia marcou cinco pontos na Grande São Paulo, baixou para dois na semana seguinte. A Band não teve muita paciência e em 19 de outubro demitiu Preta, então cotada para assumir a ausência de Angélica no "Vídeo Game" e para ganhar um papel na novela "América".
"Foram só três meses. E a Preta não era apresentadora. É difícil uma atração emplacar de cara. É preciso insistência, investimento, aprendizado, críticas... E no ar. Não adianta em piloto...", lamentou Marlene. O contrato de Preta duraria até março de 2005. E se Preta não ficou, a diretora tampouco.
No dia 31 de outubro, os jornais traziam a notícia da saída de Marlene da emissora. Anos depois, o Purepeople acompanhou Marlene na direção de programa de Zilu Godoi.