Considerada uma das mais importantes novelas da história da televisão brasileira, "Roque Santeiro" estreou há 30 anos. Assinada por Dias Gomes, a trama foi protagonizada por José Wilker, ator morto em abril de 2014, vítima de infarto fulminante. Em 209 capítulos, os telespectadores conferiram a saga de Roque, o anti-herói da fictícia Asa Branca, e de Porcina, sua falsa viúva interpretada por Regina Duarte, que hoje dá vida à lésbica Esther da novela "Sete Vidas".
A perua era, na realidade, amante de Sinhozinho Malta (Lima Duarte), um poderoso fazendeiro que mandava até no prefeito da cidade, Florindo Abelha (Ary Fontoura). O mito em torno de Roque, um fabricante de santos, tinha início quando o filho de Beato Salu (Nelson Dantas) supostamente defendeu a cidade do bandido Navalhada (Oswaldo Loureiro), por quem acabaria "assassinado". Na realidade, Roque fugiu de Asa Branca, após roubar a cidade.
Mas, 17 anos depois, o próprio santeiro reaparece na cidade, despertando a paixão em Porcina e a ira em Florindo, Sinhozinho e no empresário Zé das Medalhas (Armando Bógus), os que mais lucravam com a existência do mito. Paralelamente, uma equipe de cinema chega ao povoado para rodar um filme sobre o fazedor de santos que se tornou mártir. Na pele do ator Roberto Mathias, Fábio Jr. interpretava Roque no longa. Assim como o próprio Roque, Roberto também balançava o coração da falsa viúva.
'Roque Santeiro' foi a primeira novela de Patrícia Pillar e Claudia Raia
Ao mesmo tempo que reuniu nomes consagrados, "Roque Santeiro" também abriu portas para novos artistas. A trama marcou a estreia de Maurício Mattar, Claudia Raia - cuja filha, Sofia, já declarou ter vontade de seguir a carreira da mãe - e Patrícia Pillar. O ator dava vida ao irmão de Roque, o peão João Ligeiro.
Já a ex-mulher de Edson Celulari interpretava Ninon, dançarina da boate Sexus. E Patrícia - que continua linda após os 50 e posou para ensaio sem blusa - vivia a renomada atriz Linda Bastos, intérprete de Porcina no filme sobre a vida do anti-herói. O folhetim trazia ainda nomes como Paulo Gracindo, Claudio Cavalcanti - morto em setembro de 2013, aos 73 anos, Lídia Brondi, Cassia Kiss Magro e Alexandre Frota, entre outros.
O Purepeople preparou uma galeria para você relembrar esse grande sucesso!