Entre as mudanças em 'Renascer ', Bruno Luperi transformou o padre Lívio, vivido por Jackson Costa, na versão original para um pastor no remake. Essa alteração se deve a dois grandes motivos: o aumento de telespectadores evangélicos nas novelas da Globo (vide o sucesso de 'Vai na Fé '), assim como mesclar as religiões, ressaltando que o pastor, interpretado atualmente por Breno da Matta, e o padre Santo (Chico Diaz) sejam grandes parceiros.
No entanto, no passado, o padre largou a batina para ficar com Joana (Teresa Seiblitz) após a morte de Tião Galinha (Osmar Prado ), sendo um processo difícil para qualquer religioso, mas artifício poderoso para os autores de novelas. Nesse sentido, o Purepeople listou 5 histórias de amores impossíveis que marcaram a teledramaturgia.
Em 'Mulheres Apaixonadas ', reprisada recentemente no Vale a Pena Ver de Novo, padre Pedro (Nicola Siri) lutou contra o amor pela dondoca Estela, personagem de Lavínia Vlasak .
No início da trama, o religioso se negou a levar a proposta adiante, mas no momento em que a bela apareceu na chácara onde ele mora para declarar seu amor, o pároco não resistiu e largou a batina.
A história da prostitua que seduz o padre é famosa entre as produções brasileiras. Nesse caso, frei Malthus, de Rodrigo Santoro , acaba se apaixonando pela bela Hilda, de Ana Paula Arósio .
Em 'Roque Santeiro' houve uma reversão no desfecho da trama. O padre Albano, interpretado pelo ator Claudio Cavalcanti, se relacionou com a personagem Tânia, interpretada pela atriz Lídia Brondi, filha do Sinhozinho Malta. Porém, o religioso não seguiu sua paixão pela jovem e preferiu se dedicar à igreja.
Em 'Tieta', o seminarista Ricardo, de Cassio Gabus Mendes , se envolve com sua tia, Tieta, de Betty Faria , desistindo de ser padre no final da trama para ficar com ela.
Em 'Além da Ilusão', Olívia (Debora Ozório ) se apaixonou perdidamente por Padre Tenório (Jayme Matarazzo ), revelando seu amor para o sacerdote no confessionário. No final, eles se casaram depois de ele ter sido liberado pelo Vaticano.