Em 'Renascer ', Lívio (Breno da Matta) já mostrou sua personalidade em seus primeiros momentos no vilarejo. O pastor teve uma breve discussão com José Inocêncio (Marcos Palmeira ) por causa da importância dos trabalhadores rurais na região. Momentos depois, ele discursou antes do casamento do fazendeiro com Mariana (Theresa Fonseca ), no qual o padre Santo (Chico Diaz) celebrou.
Breno da Matta dá voz ao sutil pastor, sendo este um detalhe importante em comparação à novela original: em 1993, o personagem era um padre, ou seja, católico em vez de evangélico. Nesta versão, Lívio é um grande parceiro de padre Santo, e será responsável por várias tretas para defender os menos favorecidos.
Na trama de Benedito Ruy Barbosa, o personagem vivido por Jackson Costa ficou dividido entre a batina e o amor por uma mulher. Na ocasião, o pároco se apaixonou perdidamente por Joaninha (Teresa Seiblitz), esposa de Tião Galinha (Osmar Prado ), e, após a morte do peão, ele larga a batina e fica com a mocinha.
Na versão atual, o autor Bruno Luperi não deu sinal verde para a relação amorosa. Até o momento, Joana, de Alice Carvalho, e Tião Galinha, de Irandhir Santos , terão um único conflito: a ousadia de Egídio (Vladimir Brichta ), que tentará de todas as formas levar a mulher do empregado para a cama.