Biografia
- Nascimento : 10 de outubro de 1956
- Idade : 68 anos
- Signo : Libra
- País : Brasil
Filho de um arquiteto e de uma professora universitária de francês e literatura francesa, Miguel Falabella de Souza Aguiar, ou apenas Miguel Falabella, começou a fazer teatro ainda na adolescência no grupo do colégio e depois seguiu para o tradicional Teatro Tablado, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio de Janeiro. Sua estreia nos palcos foi aos 18 anos, com a peça "O Dragão, de Eugene Schwarz".
Já na TV veio a estreia veio em 1982, na série "Caso Verdade", interpretando o personagem título do episódio "Jam e Jim". Logo depois, participou de sua primeira novela, "Sol de Verão", de Manoel Carlos, como o médico Romeu.
Porém, Miguel Falabella só ganhou fama com o malandro Miro, na segunda versão da novela "Selva de Pedra", escrita por Regina Braga e Elói Araújo, em 1986. No ano seguinte, Falabella teve sua primeira experiência como diretor. Ao lado de Cecil Thiré e Lucas Bueno, o artista dirigiu a novela "Sassaricando", de Silvio de Abreu.
Em agosto do mesmo ano, passou a apresentar o "Vídeo Show", no qual ficou por 15 anos, até dezembro de 2001. Além de fazer a abertura das matérias, ele comandava entrevistas, recebia convidados e respondia às cartas dos telespectadores. Paralelamente ao programada vespertino, Falabella continuou atuando.
Em 1990, na novela "Mico Preto", o ator fez três personagens ao mesmo tempo: o homossexual José Luís e seu irmão gêmeo Arnaldo, machão e ladrão internacional; e Guimarães, na verdade Arnaldo disfarçado. Dois anos mais tarde, interpretou o papel principal da minissérie "As Noivas de Copacabana".
Em 1994, Miguel Falabella participou da novela de grande sucesso "A Viagem" e em seguida, viveu um dos papéis principais de "Cara & Coroa". Entre participações em novelas, o artista ajudou a escrever o sitcom "Sai de Baixo", que estreou na TV Globo em 1996 com direção de José Wilker.
Além de colaborar com o programa, Falabella interpretou o personagem Caco Antibes, com sua postura assumidamente mau-caráter e politicamente incorreta, fez muita gente rir. Ao lado de Luiz Gustavo, Aracy Balabanian, Marisa Orth, Claudia Jimenez e Tom Cavalcante, o humorístico permaneceu na grade de programação da Globo até dezembro de 2001.
No mesmo ano que "Sai de Baixo" ia ao ar, Miguel Falabella, em parceria de Maria Carmen Barbosa, estreava como autor de "Sassaricando", novela que preenchia o horário das sete. Em outubro de 2008, estreou a novela "Negócio da China", a primeira que assinou sozinho, protagonizada por Grazi Massafera. Em 2011, escreveu a novela "Aquele Beijo". Dois anos mais tarde estreou no seriado "Pé na Cova", onde atuou como Ruço e escreveu a redação final.
Em 2014, escreve a série "Sexo e as Nêgas", paródia de "Sex and the City", que retrata a vida de quatro amigas de Cordovil, no subúrbio do Rio de Janeiro.
Ator, escritor, diretor e dramaturgo, Miguel Falabella inaugurou em 1997 uma casa de espetáculos, o Teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em 2003, foi convidado pelo então prefeito César Maia para assumir o cargo de gestor da rede municipal de teatros, então responsável por 16 espaços, onde ocupou o cargo até 2007.