Marcello Antony realizou uma harmonização facial recentemente, mas o resultado não agradou muita gente e ele chegou a ser chamado de "Ken Humano". Mas como saber que o procedimento estético deu errado? O Purepeople conversou com a Dra. Marcella Macedo, que analisou a transformação feita no rosto ator no início deste mês.
"A harmonização facial da errado quando o profissional não realiza um diagnóstico certeiro para o plano de tratamento do paciente e também quando se rende aos desejos ditados pelo paciente. O profissional precisa ter cautela com a quantidade de ácido hialurônico utilizado para cada caso , com os pontos de aplicação e com a visão de que cada face é diferente e portanto cada tratamento é personalizado e individual", diz a especialista.
Marcella Macedo, que atende na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, explica que para evitar exageros no procedimento, o profissional precisa analisar cada paciente individualmente e entender as necessidades dele. Assim, o resultado será de excelência e os pontos problemáticos diagnosticados na consulta inicial serão tratados.
"No meu atendimento sempre estimo quantidades mínimas de ácido hialurônico para os protocolos e dificilmente ultrapasso o uso de 3ml para realizar uma harmonização full face.
Ter o conhecimento para ser certeiro em cada ponto de aplicação e a visão do que pode ajudar ou não meu paciente é essencial e com certeza meu diferencial. Prezo muito pela naturalidade e sutileza nos resultados dos tratamentos que realizo. Acredito que menos é mais sempre", conta.
Mas quais são os riscos de uma harmonização facial mal feita? A dra. Marcella alerta para a importância de escolher a dedo o profissional injetor, que realizará o procedimento.
"É preciso buscar referências, pesquisar e se informar. Um procedimento mal feito pode não somente trazer complicações das mais simples as mais severas como também pode gerar a famosa 'desarmonizacao facial'. É importantíssimo que o profissional tenha não somente conhecimento técnico e anatômico como também visagismo. A falta de visão de muitos profissionais estão levando um efeito de padronização em massa dos rostos assim como exageros que muitas vezes beiram a deformação da face", acrescenta.
Em casos como a do Marcello Antony, é possível desfazer a harmonização facial? Marcella Macedo afirma que "sim". "Para fazer a remoção de preenchedores a base de ácido hialurônico lançamos mão de injetar a enzima hialuronidase, que é uma enzima biocampativel e produzida também no nosso próprio organismo. Após a aplicação da enzima o ácido hialurônico se degrada instantaneamente", afirma, alertando para o uso de PMMA:
"Porém vale ressaltar que muitos injetores estão fazendo uso de PMMA para realizar preenchimentos faciais. Esse material é sintético e definitivo e não é degradavel. O uso desse material é extremamente perigoso e vemos muitos casos de injetores fazendo o uso sem o consenso e consentimento do paciente. Podendo gerar danos irreparáveis como vemos muito ultimamente".
Por fim, após realizar procedimentos, a profissional completa dizendo que é muito importante que os pacientes sigam as recomendações específicas de da cada procedimento recomendada pelo profissional injetor, evitar exposição ao sol e fazer uso de filtro solar diariamente: Além disso é importantíssimo o uso de cosméticos de alta tecnologia, recomendo a todas as minhas pacientes o uso da linha da NOVA SKIN, desenvolvida por mim, para levar o cuidado do consultório para casa".