As gravações da novela "Babilônia" estão a todo vapor na TV Globo. A equipe do folhetim das 21h da emissora, que estreia em março de 2015 no lugar de "Império", já gravou cenas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com Adriana Esteves, Sophie Charlotte e Tuca Andrada. Na última semana, foi a vez de atores, diretores e produção se deslocarem até Paris, na França, para gravar novos takes.
De acordo com o jornal "O Globo", a novela mobilizou quase 50 pessoas para as externas na Europa, sendo 19 delas vindas do Brasil. Gloria Pires, que interpretará a "viúva negra" Beatriz, foi uma das escaladas para a viagem que originou as primeiras cenas do folhetim, ao lado de Cássio Gabus Mendes.
Além da trama que envolve as duas vilãs e inimigas Beatriz (Gloria Pires) e Inês (Adriana Esteves), outro núcleo da novela promete dar o que falar. Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg viverão um casal homoafetivo. Mas o diretor Dennis Carvalho fez questão de frisar que a intenção não é levantar a bandeira gay. "Não será nada polêmico, e sim, algo como pano de fundo, tratado com muita elegância, carinho e respeito. Será legal como novidade, duas pessoas de mais idade casadas, morando juntas. Mas não é para levantar uma bandeira gay", afirmou o diretor da trama, que também traz Chay Suede de volta à tela da Globo, no papel de filho do casal de lésbicas.
Cenas foram gravadas em pontos turísticos de Paris, menos na Torre Eiffel
Os atores contracenaram em locais como o restaurante La Tour d'Argent, com vista para a catedral de Notre-Dame, e depois no Jardim de Luxemburgo e no Museu Rodin. Ao longo de três dias, foram gravadas cenas em oito diferentes endereços da capital francesa, com exceção do principal ponto turístico de Paris. "Eu só não queria cenário com a Torre Eiffel! Sempre colocam a Torre de fundo. Mas consegui tirar, graças a Deus!", contou Dennis, aos risos, à publicação.
Ele também comentou a dificuldade de gravar com as baixas temperaturas. "O frio atrapalha um pouco, mas o maior problema é que escurece cedo nesta época e, assim, perdemos a luz do dia, mas tudo está correndo bem. E com a Gloria já trabalhei uma meia dúzia de vezes, desde 'Dancin' days', nos conhecemos bem, e isso ajuda muito também", disse, se referindo ao sucesso de 1978 da TV Globo, reprisado este ano pelo canal Viva. O diretor precisou enfrentar, ainda, a mudança brusca de temperatura. Se na cidade européia fazia um frio de 3°C, em Dubai, os termômetros marcavam 45°C.
'Babilônia' vai traçar paralelo entre honestidade e ambição do ser humano
O folhetim escrito por Gilberto Braga, João Ximenes Braga e Ricardo Linhares, vai trazer Camila Pitanga e Thiago Fragoso como o par romântico central da história. A morena interpretará uma moradora da comunidade e o ator será um advogado idealista que vai lutar contra injustiças.
Dennis Carvalho afirmou que a intenção da novela é mostrar a honestidade dos personagens e como eles lidam com as injustiças. "A bandeira a ser levantada pela novela será a da dignidade e a da honestidade, por meio dos personagens da Camila e do Thiago", pontuou. O diretor também disse que a trama está focada na ambição do ser humano, suas fraquezas e angústias, que geram discórdias e enfrentamentos. "A novela trata dos conflitos dramáticos de inveja, de ciúme, de conquista e de ambição dos personagens de Gloria, Adriana Esteves e Camila Pitanga. São estas três mulheres que carregam a história", completou.
Apesar da concorrência de séries americanas e outras mídias, Dennis não teme o fim do sucesso das novelas entre os brasileiros. "Sempre que se tem uma boa história, com um bom elenco, se consegue segurar o público para acompanhar a novela. É algo que existe há muitos anos, o estímulo visual se modernizou, mas nada supera uma boa história. O que mantém o espectador é a emoção. Não se pode clipar muito, fazer muito rápido, senão fica uma coisa fria", finalizou.