Dieta restritiva funciona? Um estudo realizado pelo Atlas Mundial da Obesidade em 2022 aponta que é esperado que o Brasil tenha 29,7% da população adulta com obesidade até 2030, além de contar que mais da metade dos brasileiros estavam em sobrepeso em 2021. Por isso, muitas pessoas estão tentando perder alguns quilos, porém, sem seguir recomendações médicas e optando pela dieta restritiva.
"A maioria das pessoas querem emagrecer de maneira rápida e fácil, mas esquecem de fazer isso da maneira correta. Começam a fazer dietas restritivas que podem afetar o metabolismo, apresentar deficiência de macronutrientes e queda na imunidade, transtornos alimentares, além de maior fraqueza e cansaço corporal", comenta a nutróloga Raquel Menezes.
De acordo com a profissional, a melhor maneira para emagrecer é respeitando o corpo, prezando pela saúde a longo prazo. Por isso, a doutora Raquel decidiu trazer dicas de reeducação alimentar que podem ajudar no emagrecimento saudável.
Esse processo é baseado em melhorar a relação com a comida, reavaliando hábitos alimentares, tentando moderar o prato e incluindo alimentos mais naturais em vez de processados.
"Diferente da dieta restritiva que te força a não comer vários alimentos, nesse caso, você poderá comer de forma consciente e também de forma regular para não sentir tanta fome diante da comida", explica.
No começo pode parecer difícil se adequar e tentar moderar nos doces e gorduras, porém dessa maneira é possível conseguir chegar à meta sem precisar fragilizar a saúde.
"Procurar um profissional da área que possa te ajudar nessa situação é essencial nos resultados que se deseja obter", declara.