Durante o "BBB 22", comida pode, sim, ser motivo de polêmica e muita confusão. Mas fora da casa mais vigiada do Brasil, as proteínas de origem animal que integram o cardápio do grupo Xepa - que fica com menos regalias durante a semana - têm diversas vantagens para a saúde.
O endocrinologista Henrique Passos explica ao Purepeople: "A moela de frango, o fígado, a rabada são alvos de piada na internet mas, na verdade, possuem altos valores nutricionais para o organismo, eles podem até não ter a melhor das aparências, mas são alimentos bons."
"Acho que aqui fora acontece esse preconceito por nunca ser a primeira opção para colocar no seu cardápio do dia a dia já que não são carnes de primeira", comenta Henrique.
Incluir pratos com esses ingredientes na sua rotina alimentar, explica a nutricionista Danielly França, uma das nutricionistas da equipe do endocrinologista, faz com que a ingestão de diferentes nutrientes também cresça.
"Essas carnes de segunda são ótimas fontes de proteínas. O fígado, rico em vitaminas A, B12, B5, B6 e C, por exemplo, apresenta uma alta concentração de ferro, o que é ideal para ajudar que os participantes não desenvolvam uma baixa imunidade, ele também supre a necessidade diária de proteína numa larga escala, em cerca de 50%, não é maléfico. Ele também possui um alto nível de cobre que ajuda numa produção maior de energia", explica.
De acordo com a especialista, a moela possui baixos níveis de gordura e é rica em zinco, um micronutriente extremamente necessário para uma dieta boa e balanceada, já que é o grande responsável pelo sistema imunológico e auxilia no fortalecimento de cabelos e unhas.
Segundo a nutricionista, uma pequena porção, em cerca de 100g de moela, é capaz de suprir em torno de 35% a necessidade diária de zinco do corpo humano.
O prato mais falado da xepa é a rabada e, com ela, a dieta ganha em diferentes vitaminas e colágeno. "Possui alta absorção de vitamina A, B6 e B12. Através do cozimento dos ossos do rabo do boi, o colágeno, bastante presente na rabada, se torna líquido. A proteína tem uma ação importante nas articulações, e também garante a firmeza e a elasticidade da pele", comenta o endocrinologista.
Os especialistas afirmam, finalmente, que variar o cardápio é importante para a dieta de qualquer pessoa. "Uma alimentação diversificada é uma alimentação equilibrada e harmônica, o excesso e a falta de carnes, vegetais, carboidrato podem desencadear alguns problemas de médio a longo prazo, já que qualquer extremo não é aconselhável ", finaliza Danielly.