Você sabia que o café tem superpoderes? Pegando carona no Dia Mundial do Café, celebrado neste sábado (14), o Purepeople reúne 10 benefícios da bebida que tem fãs no mundo inteiro - Meghan Markle não sabe o que está perdendo! - e que funciona muito mais que um produto para consumo. Na onda dos truques caseiros para procedimentos estéticos, o pó e a borra, rica em fitoquinonas (antioxidantes específicos), podem ter várias finalidades antes e após o preparo. Confira a lista a seguir e aproveite a leitura enquanto degusta o seu expresso de cada dia!
Proibido na dieta do Fast Mimicking, o café estimula o corpo e reduz a sensação de cansaço ao acelerar o sistema nervoso central. Segundo a pesquisa da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, a cafeína fabrica substâncias químicas produzidas pelos neurônios, agindo como antidepressivo e ainda ajuda na queima de gordura ao elevar em 11% a taxa metabólica do organismo. Ainda graças a cafeína, a bebida, em quantidades moderadas, proporciona melhora no poder de concentração e por este motivo ajuda na capacidade de aprendizado. Auxiliando na digestão e no processo de respiração, a substância pode atenuar o estresse só pelo cheiro e age de maneira eficaz contra enxaquecas.
A cafeína pode agir de maneira preventiva em doenças graves como o câncer de fígado, Alzheimer, Parkinson e diabetes tipo 2. Os efeitos da alimentação na funcionalidade do organismo, precavendo de alguma disfunção, já foram comprovados como na análise feita pelo hospital Maria Pia, que confirmou a diminuição do risco de prosperar problemas cardíacos com a substância. Contribuindo positivamente para a solidificação da memória, duas xícaras de café por dia podem ajudar a inibir o Alzheimer, mas, conforme a pesquisa realizada pela Universidade Johns Hopkins, não conseguem recuperar a memória já perdida.
Além de ser repleta de antioxidantes, defendendo o sistema imunológico, e ser responsável por preservar diversas partes do corpo, a bebida tem uma função muito importante para a beleza, podendo ser utilizada como esfoliante ou máscara contra o envelhecimento, como o açaí. Se o assunto é combate à celulite, as massagens circulares nas regiões mais afetadas, com óleo à base de borra de café ou misturando a borra ao óleo de amêndoas doces, costuma ser eficazes. Misturar a borra de café com um hidrante corporal também funciona! Ao final do procedimento, é importante enxaguar bem o local para retirar os resíduos.
A borra de café também é eficaz no combate às olheiras! Por ativar a circulação sanguínea e ser rica em cafeína, boa fonte de rejuvenescimento, costuma ter bons resultados no clareamento das manchinhas escuras debaixo dos olhos. A receita? Faça compressas e aplique debaixo dos olhos por alguns minutos, o procedimento vai contribuir para descongestionar essa região da pele. O ideal é aplicar pelo menos duas vezes por semana. Muitos cosméticos já são comercializados tendo a cafeína ou o extrato de chá verde como base.
O pó do café, misturado com mel, azeite, óleo de amêndoas ou hidratante, também serve como esfoliante para o corpo e para o rosto. Ao massagear a pele com a mistura, as células mortas são eliminadas. O prepao uma máscara caseira usando o café se faz misturando duas colheres de iogurte natural, uma de açúcar mascavo e uma de café moído. Aplique de forma ascendente e circular sobre a pele, deixe atuar entre 15 a 20 minutos e retire com água morna. Depois não esqueça de umedecer com qualquer creme que deseje, seja nutritivo ou hidratante, caseiro ou também comprado.
A borra de café pura ou misturada a algum óleo específico para o rosto pode ser usada como um remédio natural para quem deseja se livrar de cravos e espinhas. Pessoas que têm a pele oleosa podem recorrer a esse tipo de procedimento para controlar e prevenir as acnes. Isso porque a esfoliação ajuda na regeneração da célula e no rejuvenescimento da pele, graças ao estímulo da corrente sanguínea. O produto ajuda a clarear a vermelhidão da pele ocasionada pela acne.
Segundo estudo realizado na Universidade Lübeck, na Alemanha, os cabelos podem crescer em até 25% quando o café é aplicado diretamente no couro cabeludo. Porém, a cafeína usada na ocasião foi a Anidra, uma versão sintética, pura e sem água na composição, diferente do café vendido no mercado. Segundo dados da pesquisa, por ser um estimulante natural, a substância estimula o crescimento na região capilar por aumentar a circulação do sangue. Em outro estudo realizado e publicado no Jornal Internacional de Dermatologia, na Inglaterra, foi concluído que a cafeína bloqueia o DHT, um hormônio que age dentro dos folículos capilares e responsável pela calvície, já que ocasiona a morte das células que produzem os fios. Tratados com a cafeína, rica em antioxidantes - que combatem os radicais livres -, os folículos melhoraram em 46% o seu crescimento. Para conseguir os resultados desejados, o ideal é recorrer a profissionais para realizar tratamentos específicos para os fios ou comprar em lojas de cosméticos produtos que tenham a cafeína como base.
(Por Fernanda Casagrande)