Marcelo Serrado vive um momento de dualidade artística: ele interpreta um homossexual no cinema e dois héteros convictos na TV. "Vivo um momento meio bipolar", brinca o ator, em entrevista exclusiva ao Purepeople. Enquanto cumpre extensa agenda de divulgação para o lançamento de "Crô - O Filme", roteirizado por Aguinaldo Silva, Marcelo se prepara para estrear no dia 8 de dezembro o quadro "A mulher da minha vida", exibido pelo "Fantástico" e, em janeiro, a minissérie " Alexandre e outros Heróis" (inspirada em obras de Graciliano Ramos). "É um momento muito importante da minha carreira. Estou muito feliz e me desdobrando para conseguir dar conta de tudo". Confira entrevista completa com o ator:
Purepeople: Você esperava essa grande repercussão do personagem logo na sua volta à Globo?
Marcelo Serrado: Nunca imaginei. Quando Aguinaldo me chamou para fazer a novela "Fina Estampa", eu já achava que Crô era um bom personagem, mas não tinha noção do que isso iria virar! Ele se tornou maior do que o autor e o ator. Crô já tem uma linha de produtos como camiseta e programa de rádio. Agora só falta um boneco!
Purepeople: Seria a realização de um sonho virar um brinquedo?
MS: É engraçado ver o personagem tomar vida própria. Mas tudo isso faz parte do lançamento do filme, é apenas para a divulgação dele.
Purepeople: O Crô tem muito apelo com as crianças. A sua filha Catarina (fruto do relacionamento com a atriz Rafaella Mandelli), inclusive, disse no Faustão que é fã dele. Toparia, por exemplo, virar um apresentador infantil?
MS: O Marcelo não, mas o Crô com certeza sim (risos). Mas o programa que apresento no rádio realmente é super popular. Nunca tinha feito nada como locutor. Fiquei impressionado com o carinho e receptividade das pessoas.
Pureople: Catarina já viu o filme?
MS: Ainda não. Ela gosta do personagem e sabe separar muito bem o pai do Crô. Na verdade, ela não dá muita bola, pois acha tudo muito normal. Quando a novela foi exibida, ela tinha 5 anos e agora já tem 8. E ela nunca vê as novelas que faço porque tem outras coisas mais importantes para fazer na vidinha dela.
Purepeople: Em algum momento você titubeou fazer o personagem por ser gay? Por que você acha que ele faz tanto sucesso?
MS: Nunca. O Crô é um personagem que qualquer ator gostaria de interpretar. Coloquei um profundidade que o tornou mais crível, não é puramente caricato. Considero Crô um arlequim. É uma mistura de Mazzaropi, Costinha, Jerry Lewis... Um palhaço! Vai muito além da sexualidade. Ele é rápido, sagaz. Nunca sofri nenhum tipo de preconceito, pois o personagem foi abraçado pelo público.
Purepeople: Você considera Crô como o principal personagem de sua carreira? Por ser um personagem forte, você ficou preocupado em ficar marcado por ele, como Odete Roitmann, por exemplo?
MS: Não estou preocupado com isso. Adriana Esteves vai ser sempre Carminha, Mateus Solano, o Félix... Um personagem popular é tudo o que um ator pede na vida. E eu já posso dizer que tive esse privilégio! Recentemente, fiz o Tonico Bastos, de "Gabriela", que também foi muito bom!
Purepeople: Como é esse seu novo projeto no "Fantástico"?
MS: É o quadro "A Mulher da minha vida", que será exibido em cinco capítulos. Vou fazer o papel de um cara que está a procura de um amor. Vai ter a participação de Fernanda Paes Leme, Fernanda Souza, Taís Araújo e Juliana Paes . Também vou viver mestre Libório, um encantador de emboladas na minissérie "Alexandre e outros Heróis", que é um personagem meio sedutor.
Purepeople: Depois de viver um homossexual, você faz dois héteros convictos...
MS: Pois é! Vivo um momento meio bipolar (risos)! Ser ator é isso: poder viver personagens e personalidades tão distintas. É um privilégio!
Purepeople: Você já disse que Crô é um personagem que 'dá muita pinta'. Fora do personagem, já teve algum momento em que teve que segurar os trejeitos?
MS: Não, nunca tive esse momento. Acho que sempre soube me segurar muito bem (risos). Cada ator reage de uma maneira, mas eu botei uma verdade no personagem para não virar apenas uma alegoria. Acabava de gravar, acabou! Sei separar bem as coisas.
Purepeople: Como está o projeto do filme sobre o maestro João Carlos Martins?
MS: Eu e Breno Silveira só estamos dependendo de datas para começar filmar. Mas , provavelmente, o projeto só vai começar a ser filmado no segundo semestre do ano que vem.
Purepeople: É verdade que você foi convidado a protagonizar a novela "Meu Pedacinho de Chão"? Aceitou o convite?
MS: É verdade. Até pensei que ia rolar, mas não aconteceu. Ainda não vai ser dessa vez que vou protagonizar uma novela na Globo.
Purepeople: Você está com a agenda lotada de compromissos. Como fica a rotina com a sua mulher, Roberta Fernandes, e os gêmeos, Felipe e Guilherme, de 7 meses? Consegue ajudá-la com os cuidados com as crianças?
MS: Faço o que posso! É tudo muito normal, vai acontecendo. Tenho muitas coisas para fazer, muitos compromissos, mas procuro estar sempre presente.
Purepeople: Pode-se esperar o 'Crô-O Filme 2'?
MS: Isso é o público que vai dizer. Se me quiserem, estou à disposição.
(Por Renata Mendonça)