Daiane dos Santos se emocionou bastante com a medalha de ouro conquistada por Rebeca Andrade na manhã desta segunda-feira (5), após a final do solo da Ginástica Artística nas Olimpíadas de Paris 2024.
A ex-ginasta estava participando da transmissão ao vivo da Globo e, depois da premiação, fez questão de falar sobre o pódio formado por três mulheres negras -Além da brasileira, Simone Biles e Jordan Chiles, dos Estados Unidos, também estavam nele.
"Rebeca falou sobre representar a todos. Sim, ele representou a todos, mas ser a representatividade de 56% de uma nação, que é excluída, que é subjugada, que muitas vezes quando ganha ela é pertencente. E quando não ganha?", questionou Daiane.
A comentarista também lembrou do ouro de Bia Souza no judô, as críticas que Simone recebeu por causa de seu cabelo e ainda mencionou os ataques racistas que Vini Jr. sofre quando está em campo.
"A gente tem que lembrar da importância da pessoa preta para o esporte no Brasil. A gente teve a nossa Rebeca, a nossa Bia com medalha de ouro em um momento que a gente vive tantos ataques de preconceito racial. E hoje a gente tem esse brinde", declarou ela, ainda emocionada.
Após conquistar a medalha de ouro, Rebeca Andrade teve uma surpresa ao subir no pódio para recebê-la: Simone Biles e Jordan Chiles reverenciaram a brasileira.
A ginasta número um dos Estados Unidos, que desta vez ficou com a prata, disse que esse era o certo a fazer, porque Rebeca é uma "pessoa incrível e ginasta melhor ainda".
Rebeca e Simone dividiram o pódio quatro vezes em Paris, e durante todos os dias de competição, demonstraram muito respeito e admiração uma pela outra. Veja abaixo o vídeo completo do discurso de Daiane: