Rebeca Andrade e Daiane dos Santos são os maiores nomes da ginástica artística brasileira. Com a primeira quebrando recordes e tendo o maior número de medalhas mundiais e olímpicas da história do esporte no país, a segunda é uma grande inspiração que abriu portas para muitas outras.
Ao lado de Daniele Hypólito e Jade Barbosa , além de muitas outras, Daiane dos Santos pavimentou o caminho e levou a ginástica nacional para o mundo como o principal nome do Brasil nos anos 2000. Campeã mundial em 2003, que quase repetiu o feito nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, e Pequim, em 2008, a atleta é um fenômeno e inspirou, inclusive, Rebeca Andrade.
Pouca gente sabe, mas a conexão de Rebeca Andrade e Daiane dos Santos começou há 15 anos, mais precisamente em 2009, quando a atleta, que tem uma coincidência com Neymar, sequer imaginava se tornar o maior nome da ginástica brasileira. Naquela época, tanto Dai quanto Lais Souza, que deixou a carreira após ficar paraplégica após um acidente, treinaram dois dias em Guarulhos, em São Paulo.
Na ocasião, as estrelas do Pinheiros treinaram no Ginásio Bonifácio Cardoso, o mesmo que era frequentado por Rebeca Andrade, e puderam ajudar algumas atletas júniores enquanto seu ginásio estava em reforma. Na época, a TV Globo fez uma reportagem que mostrava o pequeno talento, aos 10 anos, agradecendo pela ajuda das sêniores
"Às vezes, eu não estava conseguindo fazer alguma coisa, e elas estavam me ensinando", disse Rebeca Andrade na ocasião, que pode ser assistida logo abaixo:
Rebeca Andrade, depois de uma campanha histórica em Tóquio 2021, e nos campeonatos mundiais subsequentes, é a grande aposta do Brasil para novas medalhas nas Olimpíadas Paris 2024, além de um embate histórico com Simone Biles .
Assim como Biles, Rebeca Andrade está classificada para 5 finais na ginástica artística feminina, sendo elas a por equipes, que acontece nesta terça-feira (29), individual geral, e nos aparelhos salto, trave e solo, com grandes chances de medalhas em todas elas.
Nos últimos dias, Rebeca Andrade pegou a internet de surpresa após a FIG (Federação Internacional de Ginástica) revelar que a brasileira submeteu a homologação de um novo salto, o Yurchenko com Tripla Pirueta, que terá valor de dificuldade 6.0.
A espera é que a ginasta vá para o 'tudo ou nada' na final do salto, que tem Simone Biles apresentando atualmente o salto mais difícil do mundo, com valor de 6.4. Ansioso para este embate?