A queda capilar pode ter relação com a Covid-19? Segundo especialistas em saúde capilar, sim. Por dia, uma pessoa saudável pode perder uma média de 100 fios, mas diante do diagnóstico, esse número pode aumentar.
"A queda de cabelo pode ser agravada por estresse, ansiedade e carências nutricionais e também após a infecção pelo vírus da Covid. A infecção pelo coronavírus pode provocar uma inflamação generalizada nos folículos pilosos, chamada de Eflúvio Telógeno, que é causa um aumento visível da queda diária de fios de cabelo, já que o cabelo entra na fase de queda mais rápido do que o normal", explica a médica tricologista Dra. Luciana Passoni.
Segundo a especialista, além da inflamação em si, outro aspecto pode contribuir para essa perda. "O estresse causado pela doença, pelo isolamento social ou até pelo medo da evolução e complicações da doença pode fazer com que cabelo cai excessivamente durante e pós-covid", conta.
Cuidar da saúde dos cabelos é muito importante e deve ser um cuidado diário e que começa com a alimentação. "As células do cabelo precisam de proteínas, além de vitaminas e minerais, para se manterem fortes e saudáveis. Importante lembrar a necessidade do corpo estar sempre hidratado, manter uma alimentação rica em Biotina (gema de ovo, castanhas), Vitamina C (frutas cítricas), Ômega 3 (peixes e linhaça), Silício orgânico (aveia e leguminosas), leite, abacate, espinafre, batata doce, feijão", explica Dra. Luciana.
Além da queda dos fios, outros reflexos podem ser maior sensibilidade e um aumento da oleosidade. "Neste caso, a orientação é lavar todos os dias, usar shampoo para o controle da oleosidade para a diminuição da inflamação do couro cabeludo", complementa.
Caso tenha percebido esse impacto após a doença, o mais recomendado é procurar um especialista para que ele avalie o caso individualmente. "Nos procedimentos, usamos recursos anti-inflamatórios não só no local da queda, como também de maneira sistêmica, aumentando a circulação e oxigenação", pontua a médica.
Os tratamentos específicos para o couro cabeludo podem ser associados com uso de dermocosméticos mais específicos. "Os cuidados podem combinar uma série de procedimentos, como vitaminas e medicamentos via oral, a microinfusão de medicamento (MMP®️), laser capilar, bem como tônicos e shampoos adequados", conta.