Todo ano, no mês de outubro, nos lembramos da importância da conscientização no combate ao câncer de mama. A campanha funciona não só como um incentivo à prevenção, mas também como um símbolo da força e da superação feminina. Um dos tipos de câncer mais comuns entre as mulheres é, também, um dos mais simples de tratar. Para que o tratamento tenha maior chance de sucesso, no entanto, é necessário que sua detecção seja feita o quanto antes. Por isso o autoexame é tão importante. Ele é a forma mais fácil e prática de se descobrir qualquer anormalidade antes de se fazer um exame mais detalhado, com acompanhamento médico.
Além de conscientizar as pessoas com as palavras, gestos de amor e propagando a importância de se cuidar você pode, também, entrar no clima do Outubro Rosa de outras formas. Vale apostar num look total com a cor, que é também uma das principais tendências da temporada. Outra forma de aderir e contribuir com a campanha é consumir um produto que tenha venda revertida para alguma instituição conscientiza e combate o câncer de mama. Há várias ONGs, como a fundação Laço Rosa, que contou com Isabelle Drummond e Juliana Paes na inauguração da campanha, além de hospitais e institutos que fazem isso.
A Hering, por exemplo, foi uma das pioneiras na venda de produtos com renda revertida para esta causa. Quem não se lembra ou já viu uma camiseta da campanha "O Câncer de Mama no Alvo da Moda", promovida pelo IBCC (Instituto Brasileiro do Controle do Câncer) junto com a marca? Pois a ação completa, este ano, 25 anos e está sendo celebrada com uma parceria entre a Hering e a estilista Patricia Bonaldi, da PatBo. A grife contou com a participação de celebs como Sabrina Sato e Fernanda Motta para estrelar a campanha. Já a Leader tem a presença da atriz Giovanna Antonelli em seu Outubro Rosa.
Já a A marca Live! de fitness e beachwear, se uniu à ONG Vilma Kano, da artista plástica que empresta seu nome à organização. A artista enfrenta a doença pela segunda vez e ressignifica esse difícil momento através da sua arte, estampada de forma exclusiva na camiseta e lenço com sua obra Cicatrizes. 100% do lucro na venda dos produtos será revertido à instituição. Já a Dimy terá camiseta com a frase 'fight for life', e a Tufi Duek que, em parceria com a Faculdade Santa Marcelina, lança um body desenhado por uma aluna, no qual todo lucro das vendas será revertido para a UNACCAM. Confira na nossa galeria algumas formas de contribuir com a campanha, que vale por todo o mês de Outubro!
(por Deborah Couto)