A gente já chegou a dizer por aqui que o rosa é uma das principais tendências para o verão 2019. A cor apareceu em passarelas de todas as semanas de moda internacionais, o que inclui Paris, Milão, Londres e Nova York, nos shows das principais grifes do mundo. Gucci, Dior, Moschino, Valentino e outras várias das marcas mais desejadas do planeta investiram na cor, que agora chega em uma tonalidade mais extravagante que nas estações passadas. A tendência chega na esteira na moda do neon, que vem dominando as passarelas desde as coleções resort e, principalmente, na Semana de Alta Costura de Paris, em que os vestidos de festa feitos em rosa-choque roubaram a cena.
Como outubro é o mês da conscientização a respeito da prevenção e tratamento do câncer de mama, acaba sendo, também, o momento perfeito para se usar a cor. O tom vale para quem quer difundir a causa e, também, para quem está passando ou já passou por um tratamento, já que a cor traz o astral lá para cima. Para o stylist e apresentador de TV Arlindo Grund, investir na alegria na hora de se vestir é fundamental para elevar a autoestima. "Minha sugestão é que ela traga cores, estampas vivas e muita alegria ao seu visual", afirma o especialista.
A moda, a beleza e a vaidade em geral, são aspectos supervalorizados quando o assunto é o universo feminino. Quando uma mulher passa por um câncer de mama e tem de fazer um tratamento, alguns desses aspectos parecem se perder, já que mulher, por vezes, tem de passar pela privação de elementos característicos desse universo, como o cabelo e, às vezes, o próprio seio. Não é fácil, mas é possível, sim, passar pela situação de uma forma mais leve e a moda pode ser uma ótima aliada nesse momento.
Para Arlindo Grund é um ótimo momento para a mulher usar exatamente o que ela quiser. "Ouse, transgrida, busque inspiração na sua luta e na sua vitória", indica Arlindo. "O fato de ter feito uma mastectomia não a deixará menos ou mais mulher que as outras. Então explore a sensualidade de maneira comedida, misture os estilos, seja você mesma mais do que nunca. "E se tiver de quebrar paradigmas de moda e estilo não tenha medo. Vença mais essa etapa", sugere.
(por Deborah Couto)