Trabalhar de forma remota é o estilo de vida de muitas profissionais, seja por necessidade ou por opção. Estar perto dos filhos, no conforto de casa e muitas vezes ter a opção de planejar os seus próprios horários atrai muitas mulheres a esse método. Para se tornar ainda mais produtiva no home office, o Purepeople reúne dicas valiosas que vão deixar sua rotina bem organizada e seu rendimento ainda melhor!
A ideia de passar o dia de pijama trabalhando no notebook é tentadora, mas sabia que o jeito que você se veste pode interferir na forma como você trabalha? O simples ato de tomar um banho, trocar de roupa e se vestir como se fosse sair de casa já espanta a preguiça e deixa o home office mais produtivo. E não precisa de um look exagerado! Uma roupa confortável e uma maquiagem discreta é tudo o que você precisa para ativar o modo trabalho. Além disso, caso você precise fazer alguma reunião por vídeo ou resolver alguma coisa na rua, você já está pronta!
Nem todo mundo possui um cômodo na casa exclusivo para fazer home office. No entanto, trabalhar em qualquer canto e de qualquer jeito pode prejudicar não só a sua produtividade, como também sua saúde. Por isso, para evitar vista cansada, dores na coluna e nas articulações, escolha um lugar arejado, com boa iluminação e cadeiras confortáveis, se possível. Apoie o computador em uma mesa e mantenha o monitor na altura dos olhos, para evitar problemas na postura. Outra dica legal é deixar à mão e organizado tudo o que você precisa em sua estação de trabalho. Assim, você não perde tempo levantando toda hora para procurar uma caneta ou um post-it.
Trabalhar de casa demanda o mesmo esforço e a dedicação de um trabalho convencional, mas é muito comum que quem não está acostumado com o formato home office se perca nos horários e acabe trabalhando demais ou de menos. Nesse caso, a dica é estabelecer horários específicos para iniciar e terminar seu trabalho, além de fazer intervalos para comer e se distrair. A vantagem do home office é que, dependendo do seu trabalho, esses horários podem ser flexíveis e fora do horário comercial padrão.
Assim como os horários são mais fluidos, a rotina no home office também acaba sendo mais flexível. O problema é que estar em casa provoca distrações que precisam ser evitadas para não atrapalhar a produtividade no seu trabalho. Então, deixe aquela série para depois do expediente e nada de procrastinar o job para fazer tarefas domésticas, combinado? Se você mora com mais gente na casa, é importante estabelecer limites e deixar claro que você está trabalhando, para não ficar sendo interrompida o tempo todo.
(Por Marina Couto)