O verão acabou e com o começo do outono a gente fica ansiosa para aderir às tendências de moda da nova estação. Para muitas mulheres que levam uma vida corrida, a melhor opção é ir às compras pela internet (de forma segura, conforme as dicas que já demos por aqui). Vestido, calça, peças jeans, saia, camiseta, acessórios e todos os itens necessários para renovar os lookinhos estão disponíveis em lojas virtuais que fazem a entrega na sua casa. Nada mais prático e confortável, não é mesmo? Você nem precisa ir até o shopping para procurar o que deseja: pelo celular ou pelo seu computador você encontra tudo o que precisa. Mas antes de começar a encher a sua sacola, o Purepeople reúne algumas dicas essenciais de compras de roupas femininas online (se você deseja comprar vestido, não perca esse guia de compras online). Confira!
Fique atenta antes de finalizar a sua compra. É importante checar se a numeração está correta e por isso a tabela com o guia de tamanhos é fundamental nessa etapa ("size guide" ou "size chart" em sites gringos). Vale frisar que cada país e lojas de compras têm um padrão próprio. Por exemplo: uma peça de roupa no tamanho "S", será apontada como o equivalente a "36" no Brasil. É comum que os sites disponibilizem essas informações para facilitar as suas compras. Muitas vezes você encontra um link para preencher com as suas medidas (cintura, quadril, busto, ombros) e assim o site te oferece a medida correspondente na loja. Mas confira os comentários de outros clientes que compram a mesma peça, muitas vezes você encontra detalhes sobre caimento e medidas que vão fazer toda a diferença na sua escolha.
Se a loja na qual você está navegando não oferece a tabela de tamanho padrão, é comum que disponibilize as medidas da roupa. Para evitar surpresas indesejáveis quando receber a sua peça em casa, recorra a uma fita métrica para medir as suas dimensões detalhadamente. Além de ter em mãos as medidas da cintura, quadril e busto, é importante incluir a região um pouco mais abaixo da cintura (você pode medir o cós de uma calça jeans para servir de exemplo no caso de comprar uma calça), além do comprimento do braço (do ombro até 2 dedos abaixo do punho), das pernas (do osso do quadril ao calcanhar) e entre os ombros. Lembre-se de que para medir a região dos seios, ao juntar as pontas da fita métrica você deve acrescentar de 3 a 4 cm se não quiser que a peça fique justa nessa região e se deseja usar sutiã com bojo. A cintura deve ser medida um dedo acima do umbigo, e não na altura certa do umbigo.
Fazer compras de roupas na internet exige uma atenção extra: a composição do tecido, normalmente disponível na definição da peça no site da loja, pode fazer toda a diferença na sua decisão. O elastano, por exemplo, tem menor chance de erro por conta da elasticidade. Esse tipo de tecido se adapta a diferentes silhuetas. Já a viscose, poliamida e poliéster tendem a retrair com o calor. O tecido tem total influência sobre o caimento da peça no corpo. Se você gosta de look mais fluido, como é o caso do cetim, que seguirá em alta no outono, vale a pena investir na compra. Por isso, fica a dica: preste bem atenção à composição da peça que você está comprando para evitar surpresas indesejadas após a primeira lavagem.
Antes de realizar a compra, certifique-se no site sobre a política de trocas. No próprio site ou nos canais de comunicação da loja virtual você saberá se o seu direito de troca é garantido pelo estabelecimento. Como costumamos indicar por aqui, sempre vale a pena checar os comentários dos cliente que já realizaram compras no local como mais uma opção de informação sobre experiências pessoais, positivas ou não. Importante: de acordo com o Procon, qualquer produto comprado na internet deve vir com nota fiscal (muitas vezes ele é gerado e enviado para o seu e-mail cadastrado no site) e a loja deve aceitar a correspondência de troca não incluindo a taxa para o cliente.