A fritadeira queridinha dos brasileiros também pode ser uma grande aliada para vegetarianos que buscam variar nos pratos. A gastrônoma Bruna Hermogenes comenta que, além de ser conhecida por ajudar a inovar na cozinha, sem sujeira ou óleo, a airfryer também vem como uma boa alternativa para quem tirou a carne da alimentação. Com ela é possível ter uma dieta rica em legumes e vegetais, elaborar pratos de preparo fácil, mas com sabor, e fazer sucesso à mesa.
Dona do perfil Cozinhe Já (@cozinheja) e conhecida por ser a "Rainha da Airfryer", Bruna tem entre suas receitas uma farta opção de preparos sem carne, da batatinha crocante aos pratos mais elaborados. A especialista afirma ser possível promover essa variedade, fugir do tradicional e não cair na rotina, mesmo apenas com o uso de vegetais.
"Eles ficam saborosos, muitas vezes crocantes, podem servir até de petiscos e não apenas como pratos principais. Alguns dos mais conhecidos são: rondeli de abobrinha, quiabo crocante e sem baba, abobrinha recheada e pimentões gratinados. As possibilidades são infinitas", afirma.
Escolher os ingredientes também é parte fundamental para o resultado da receita. A seleção desses legumes deve ser com base na qualidade e, também, na quantidade de nutrientes que irá fornecer ao corpo. Bruna explica ainda que a forma de preparo é determinante para o sabor. Então, além da boa seleção, é importante saber a maneira adequada de manusear a fritadeira para cada prato.
"Cada ingrediente tem suas possibilidades para a otimização do sabor. Alguns ficam melhores em baixas temperaturas; outros, em temperaturas mais altas. Eu sempre digo que, escolhendo ingredientes de qualidade na feira ou hortifruti, está na nossa mão deixá-los no seu potencial de sabor. Isso pode ser sempre de maneira prática, rápida e sem muito mimimi. A Airfryer nos ajuda muito nessa missão", destaca.
Toda essa inovação com um único utensílio para preparo rendeu à especialista em gastronomia o e-book "Airfryer é Vida". Nele são compartilhadas todas as opções vegetarianas. Bruna ressalta que, entre essas receitas, algumas são queridinhas do público e alunos.
"No e-book 'Airfryer é Vida' há várias opções vegetarianas, e outras totalmente possíveis de adaptar; basta usar a criatividade. As que os alunos me contam serem surpreendentes são: torta de repolho, bolinho de arroz com alho poró, souflé de brócolis, dadinhos de tapioca e o quiabo crocante. Essa última, até quem não gosta de quiabo passa a amar", garante.