Em tratamento contra um câncer no intestino, que a fez cancelar a agenda de Carnaval, Preta Gil usou a sua rede social para explicar o motivo de estar sumida da web. "Tô aqui, meus amores. Não quero preocupar ninguém, mas essa ressaca pós-químio está sendo mais chata", avisou. E completou, otimista: "Por isso não gravei vídeo, nem apareci por aqui. Mas estou superbem, assistida pelos médicos e cheia de fé!".
Neste momento, a filha de Gilberto Gil preferiu não gravar um vídeo para falar sobre o passo a passo de seu tratamento, como tem feito com certa frequência. Preta optou por mostrar uma foto sua, com a legenda. No clique, a artista aparece com dois curativos no peito, possivelmente os do cateter por onde entram os medicamentos da quimioterapia. Simony, que também enfrenta um câncer como o de Preta, e já ofereceu ajuda à companheira de profissão, já mostrou marcas no corpo do cateter que usou em seu tratamento.
Logo que descobriu a doença, Preta Gil iniciou imediatamente o tratamento para combatê-la. Mas a artista assumiu que no início não foi nada fácil. "Hoje, é o primeiro dia depois desses... 20 dias de... De loucura. Minha vida virou do avesso. Hoje, é o primeiro dia que eu estou me sentindo melhor. Achei que vocês mereciam saber disso. Hoje, eu tô sem tontura. Tô fraca, tô, mas tô bem melhor do que eu estive esses últimos 20 dias", desabafou.
A cantora, então, descreveu o que vinha sentindo: "Um enjoo, uma tontura, umas coisas assim... Que eu não quero ficar falando pra não assustar, porque é tudo realmente passável. A gente pode passar por essa porque o que tá vindo de cura, de melhora, vale muito mais a pena do que se apegar só aos efeitos colaterais, às sensações ruins".