Alceu Valença fraturou a mão esquerda ao ser atropelado por um ciclista, após uma caminhada no calçadão da praia do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Por causa do acidente, o cantor teve que adiar para setembro um show que estava marcado para o fim deste mês e ficará quatro semanas sem tocar violão, por recomendação médica. Chateado com a situação, o artista fez um desabafo em sua conta no Facebook.
"Olho para os lados antes de atravessar a pista. No lado esquerdo, carros retidos diante do sinal fechado. Olho para o outro lado, não vejo ninguém. Coloco o pé na ciclovia e, num susto, vejo aproximar-se de mim o vulto de um ciclista todo vestido de preto, numa velocidade inacreditável. Joguei o corpo para trás, mas senti que o guidon se chocara contra minha mão esquerda. Urrei de dor", comentou o cantor, que está com uma música na trilha sonora de "Flor do Caribe".
Segundo Alceu, o ciclista não parou para ajudá-lo. No dia seguinte, ele foi caminhar com o braço imobilizado e acabou sendo abordado por muitos fãs na rua. "Um gari da prefeitura se aproxima, cantando 'Anunciação' (seu maior sucesso). Quando explico o acidente, o gari resume, com sabedoria: 'ciclovia não é pista de corrida'. Andar, andar nas ruas do Rio. Desviando dos buracos nas calçadas de pedrinhas portuguesas e de ciclistas inconsequentes. O direito de um termina quando começa o do outro", escreveu.
No mês passado, a atriz Beatriz Segall caiu após tropeçar em um buraco de uma calçada no bairro da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela bateu com o rosto no chão e machucou o olho direito. "Se (as calçadas) continuarem do jeito que estão, se não começarem a arrumar, acho que vou começar uma campanha mesmo. Nem todas as pessoas têm a oportunidade de chamar atenção para o problema", declarou.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ligou pessoalmente para Beatriz, pediu desculpas à atriz e garantiu estar atento aos problemas das calçadas da cidade, em grande maioria compostas de pedras portuguesas.