Carol Barcellos viveu uma experiência trágica, porém inesquecível em abril deste ano, quando cobriu o terremoto no Nepal. A jornalista da TV Globo estava no país gravando matérias para o programa "Planeta Extremo" quando o desastre aconteceu. "É uma experiência muito forte, um aprendizado. Agora tenho que lidar. Faz parte da minha história, não passo um dia sem pensar nisso", contou ela à revista "Contigo!".
"Hoje, eu me sinto mais forte, não me incomodo mais com certas besteiras do dia a dia. Ficou muito claro que a gente não sabe o que vai acontecer amanhã, em segundos tudo pode mudar na sua vida", completou Carol, que na época disse que a sensação foi de pavor. Ela e o companheiro de "Planeta Extremo", Clayton Conservani, foram os primeiros jornalistas de TV a mostrar a destruição local quando voltavam para Katmandu. "Conseguimos um hotel, dormimos no chão da recepção e pouco, por causa do fuso".
Como passou 18 dias no país asiático, foi lá que a jornalista comemorou o aniversário de 34 anos, no dia 8 de maio. Mesmo diante do caos, a equipe que a acompanhava se esforçou para celebrar a data. "Não tinha expectativa nenhuma. Foi muito fofo, um momento de celebração. Tínhamos passado por um momento triste, mas todo mundo estava bem", relatou. Ao soprar as velas do bolo, Carol preferiu apenas agradecer. "Não pedi nada. Não me senti no direito. Foi um aniversário diferente e inesquecível".
Quando está fora, Carol fala com a filha, de 3 anos, pela internet
Longe da família, Carol se emocionou ao falar com o marido, o jornalista Bruno Côrtes, da Sportv, por videoconferência. O casal tem uma filha, Júlia, de 3 anos, a quem ela logo quis abraçar quando voltou do Nepal. Apesar da catástrofe, Carol já afirmou que deseja levá-la ao para conhecer o país.
Com a rotina atribulada dos jornalistas, eles acabam recorrendo à internet para falar com a filha. "Quando vou a lugares sem comunicação, deixo mensagens gravadas", afirmou Carol. Eles também contam com a ajuda de uma babá e da família nos cuidados com a menina. "Muitas vezes calha de o Bruno não viajar e ela fica com ele. A babá ajuda. Os avós também. Quando os dois viajam, normalmente ela fica com a minha sogra".
Jornalista mantém alimentação regrada e se exercita diariamente
Para manter os 52 Kg em 1,62 m de altura, Carol procura manter equilíbrio entre alimentação e atividades físicas, que ela pratica diariamente. A repórter, que chegou a perder 3 Kg na época da tragédia, faz treinamento funcional e pilates, além de correr - ela já foi fotografada se exercitando na praia com o marido.
Carol também conta com acompanhamento do personal Cesar Parcia há três anos, mas vem encontrando dificuldade em estabelecer uma rotina de treino por conta do novo horário na TV, já que atualmente cobre férias de Luís Ernesto Lacombe no "Bom Dia Brasil" e precisa acordar às 4h.
"Quando chega a hora de treinar, à tarde, bate aquela preguiça. Tenho de ir. Se relaxar, já era", afirmou ela, que se define como "boa de garfo" na hora de se alimentar, mas evita doces e produtos com farinha branca. "Tenho apetite, gosto de comer bem. Não gosto muito de carne e frango, mas tento comer por ser importante para a alimentação", pontuou.
(Por Caroline Moliari)