Carolina Dieckmann, Mariana Rios, Paulo Vilhena e mais famosos usaram as redes sociais nesta segunda-feira (20) para questionar piadas feitas por internautas e foliões durante o carnaval ao colega de trabalho Fabio Assunção. O ator sempre falou abertamente sobre dependência química, doença que enfrenta desde 2008, porém, desde que foi autuado por desacato e dano ao patrimônio, começou a protagonizar memes nas redes sociais que zombam de seu problema de saúde. A brincadeira ganhou grandes proporções, chegando a fazer parte das fantasias da folia e de uma música do cantor Bartz, que possui o mesmo nome do artista, onde lê-se: "Hoje eu vou beber (...). Hoje eu vou virar; o Fabio Assunção". Na época que a canção foi divulgada, inclusive, o artista entrou com uma ação de direitos autorais e todo o lucro que recebeu foi encaminhado para associações que cuidam de dependentes químicos, atitude que foi elogiada por ex-namorada do artista Maria Ribeiro. Em defesa de Fabio Assunção, vários famosos publicaram mensagens de apoio. "Mais humanidade aos seres humanos", escreveu Paulo Vilhena em suas redes sociais, onde foi apoiado pelo padre Fábio de Melo, Isabela Garcia, Klebber Toledo, Fernanda Rodrigues, Pathy de Jesus e outras celebridades.
Depois de curtir o Bloco da Preta, onde falou sobre a polêmica envolvendo o fim do casamento de José Loreto, a atriz de "O Sétimo Guardião" repostou uma foto publicada pelo diretor da novela Rogério Gomes, o Papinha, em seu stories. Na imagem, a foto de Fabio Assunção possui algumas palavras sobrepostas à imagem: "Além de figura pública, apresento a vocês um ser humano portador de uma doença chamada dependência química. Alguém faz piada com atores que tem câncer?". Junto com a fotografia, a atriz se posicionou sobre o tema. "Piada tem limite, sim, já o amor e a empatia são infinitos. Vamos tomar cuidado para que a nossa alegria de carnaval não seja motivo de tristeza para alguém. Temos muito para aprender."
Assim como Carol Dieckmann, Mariana Rios também repostou a publicação do diretor Papinha e, aliado à imagem, a atriz compartilhou um texto que circula na internet, de autor desconhecido. "Respeito é o ato de não fazer aos outros o que jamais gostaríamos que fizessem com a gente", lamentou. Nos comentários, a artista foi apoiada por João Bosco, Fiorella Mattheis e outras celebs. Nos stories, Mariana ainda pediu que as pessoas parassem de brincar com essa doença. "Neste final de semana, eu estava saindo de um restaurante quando fiquei impressionada ao ver jovens, que tinham acabado de sair de um bloco, extremamente bêbados. Cheguei a pedir ajuda a um guarda, porque uma menina tinha passado muito mal e precisava de uma ambulância", relatou a atriz, que não pulou muito carnaval, diferente de outros famosos que já entraram na folia neste fim de semana. Em seu depoimento, ela pediu mais consciência na quantidade de álcool, porque pode culminar em um problema sério de saúde. "Esta doença merece respeito. Fiquei muito triste ao ver esta polêmica do Fabio, porque ele luta há muito tempo! É muito difícil, mas ele continua batalhando", afirmou.
(Por Ana Clara Xavier)