O corpo está pronto para arrasar nas fantasias no carnaval, mas e a disposição? Não basta recorrer a uma dieta com alimentação mais específica se os treinos ficarem de lado. O Purepeople conversou com o consultor fitness Rodrigo Lourenço, da RL Fitness, e reuniu algumas dicas que vão te ajudar a ter fôlego para se jogar nos blocos e festas carnavalescas. Confira a seguir!
Segundo o profissional, responsável por treinar famosas como Carol Nakamura, Pocah, Julianne Trevisol e Livia Inhudes, vale a pena fazer um planejamento nos próximos dias e não zerar o ritmo de treinos. "Fazer um planejamento e organização dos seus dias e horários do carnaval e analisar a sua disponibilidade para encaixar algum exercício", indica o profissional: "De preferência antes de ir para a folia. Dessa forma você já ativa o seu corpo, seu metabolismo e a circulação sangüínea".
Não tem desculpa. Para garantir disposição para a maratona carnavalesca, qualquer esforço é válido. "Se você treina em academia, procure saber se estará aberta nesses dias, caso contrário faça os exercícios em casa mesmo", sugere Rodrigo, indicando atividades práticas: "Para otimizar o seu tempo, você precisa de um treino rápido. Então, procure focar em exercícios multiarticulares, que trabalham vários músculos do seu corpo ao mesmo tempo. O ideal é fazer um aquecimento. Para membros inferiores, pode fazer agachamentos leves (15 repetições) e para membros superiores, abrir e fechar os braços, subir e descer os braços alternados, girar os braços para frente e depois para trás (10 repetições para cada um dos movimentos)." Ele alerta ainda que fazer alongamento antes dos blocos é importante.
Todo cuidado é pouco para não se sentir mal no meio do tumulto de carnaval em meio às altas temperaturas do verão. Por isso, comer bem é fundamental. Rodrigo alerta: "Se alimentar de forma saudável, dar preferência optar por alimentos leves, com todos os nutrientes, como carboidratos, gordura boa e proteínas". E reforça a importância de se hidratar bem. "Lembre-se de beber bastante água. Tente intercalar a ingestão de bebidas alcoólicas com algumas garrafinhas de água. Água de coco também está valendo!", destaca ele.
Para quem tem o hábito de fazer jejum intermitente, Rodrigo sugere dar um tempo no método de emagrecimento durante as datas festivas. "Evite ficar um longo período em jejum. Tente levar contigo barrinhas de cereais, oleaginosas ou frutas, comidas saudáveis que caibam na bolsa", indica ele. "Evite atos compensatórios, fazendo dieta super-restritiva, passar fome ou ficar horas na academia, achando que essas atitudes irão amenizar o prejuízo. O melhor é fingir que nada aconteceu e voltar normalmente com a sua rotina de treinos e alimentação", alerta.
Ninguém é de ferro, não é mesmo? Se você vai se jogar nos blocos e nem cogita passar em frente à academia ou reservar alguns minutos para treinar em casa, não se desespere. Divirta-se sem culpa. "Caso você seja aquela pessoa que vive o carnaval com todas as forças, vale tirar uns dias de descanso para o seu corpo se recuperar da folia e depois disso retomar com a sua rotina", afirma o profissional. "Aproveitou o Carnaval como se não houvesse amanhã? Bebeu todas? Só comeu porcaria? Faz parte! A melhor coisa a se fazer nessa hora é seguir com a sua rotina normal de treinos e alimentação! E a vida continua..."