O carnaval é a época do ano em que muita gente extravasa e se dedica à diversão. É o momento de investir em looks cheios de estilo para se jogar nos blocos, em adereços e, claro, muito glitter na make para arrasar! Mas antes de começar a maratona, não esqueça de reforçar os cuidados com a alimentação. A nutricionista Juliana Vieira dá dicas infalíveis para evitar ressaca e mal-estar nos dias mais animados do ano e, principalmente, para ter muita energia para encarar a programação carnavalesca. Confira e comece já o seu preparo!
Se você é do tipo de folião que emenda vários blocos, que não perde as festas e agitos disponíveis nessa época do ano, é hora de dar um start nos cuidados para ter muita energia e fugir dos riscos de intoxicação alimentar. Uma dieta saudável é fundamental para encarar a maratona que vem pela frente. De acordo com a nutri Juliana Vieira, pode parecer clichê, mas a água é uma substância indispensável para intercalar com as bebidas alcoólicas. "É fundamental beber água sem gás, com gás, de coco ou água aromatizada. Isso evita o mal-estar, tonturas e visão turva", explica. A dica vale para o pós-folia também, já que a hidratação precisa continuar: "O corpo precisa de água para limpar o organismo dos danos do álcool".
Se o organismo precisa estar hidratado, os alimentos também dever ser selecionados para garantir a disposição e energia necessárias. A profissional lista quais são os itens indispensáveis: "É preciso alimentos que tenham uma alta densidade energética e que sejam digeridos mais lentamente como: batata doce, mandioca, abóbora, barrinhas de cereal ou proteína, oleaginosas e frutas secas". Segundo ela, outros alimentos podem ser evitados para que não façam o efeito contrário. "Comidas gordurosas, frituras e salgadinhos", lista Juliana Vieira.
Antes de sair de casa para se jogar nos blocos, atenção para uma alimentação especial e nutritiva. A nutricionista indica os alimentos que garantem a energia necessária para as horas de diversão. "Café, carnes brancas, frutas - responsáveis por inúmeros benefícios muitas vezes desconhecidos -, pão integral, cereais, queijo, ovo e um bom polivitamínico", explica a nutricionista, alertando sobre os cuidados que devem ser tomados antes de comprar algo para tapear a fome na rua: "Faça no mínimo 3 refeições por dia. E muito cuidado com os alimentos vendidos pelos ambulantes. Altas temperaturas facilitam o aparecimento de bactérias".