O Carnaval de 2022 no Rio de Janeiro está cada vez mais distante da realidade. Após o secretário de Saúde, Daniel Soranz, afirmar que acha difícil que a festa de rua seja mantida, um levantamento mostrou que a cidade apresenta números preocupantes em relação à Covid, de modo que não passaria no teste para promover o evento.
De acordo com informações do jornalista Gabriel Barreira, do portal "G1", infectologistas da UFRJ e da Fiocruz criaram um protocolo com cinco pontos indispensáveis para a realização do Carnaval no Rio. Desses, apenas dois são uma realidade atualmente: a taxa de vacinação, que mantém índices satisfatórios, e a fila de espera para internação, que por enquanto está zerada.
Vale lembrar que, nesta terça (4), o prefeito Eduardo Paes (PSD) se reúne com as associações de blocos para avaliar a possibilidade de promover a festa de rua. Mas alguns cortejos já cancelaram a participação. Os patrocinadores, enquanto isso, têm feito pressão nas autoridades.
Os outros três pontos exigidos no protocolo dos cientistas - o Rio de Janeiro foi reprovado em todos - devem ser discutidos na reunião. O primeiro deles é possivelmente o mais preocupante: o fato de que a população voltou a apresentar um crescimento no número de casos de Covid. O segundo está relacionado à taxa de síndrome gripal, que deu um salto no fim de ano.
Por fim, a taxa de transmissão, que deveria ser de 0,5%, alcançou quase 0,9% - e deve ultrapassar o 1% em breve, de acordo com um dos infectologistas envolvidos na pesquisa. Os números são do Loft Data Science e indicam que cada grupo de 100 pessoas doentes transmitem a Covid para outras 90.
No fim da tarde desta terça, Eduardo Paes anunciou que fará uma live nas redes sociais, ou seja, um pronunciamento aberto ao público sobre o Carnaval. Os seguidores do prefeito, no entanto, deixaram claro que esperam uma notícia negativa no discurso.
"Sem Carnaval de rua, por favor", pediu um. "Cancela", escreveu outra. "Nem Sapucaí", avaliou mais uma, lembrando que o prefeito já disse que o desfile das escolas de samba já está praticamente "garantido".