O Carnaval 2022 no Rio de Janeiro só está mesmo garantido mesmo na Marquês de Sapucaí. Os blocos de rua mais tradicionais da cidade estão se somando ao Bloco da Preta na lista de cortejos cancelados no novo ano, e devem fazer falta para os foliões. A mais nova organização a dizer não à folia foi a Banda de Ipanema, um dos cortejos que mais atraem público.
Em conversa com o colunista Ancelmo Gois, do jornal "O Globo", Claudio Pinheiro, presidente do cortejo, afirmou que, no momento, o cenário "não é seguro". A decisão veio a público antes mesmo do debate entre a associação independente de blocos - a Sebastiana - e Eduardo Paes, prefeito da cidade.
"Vamos à forra em 2023 para comemorar, com segurança, o fim da pandemia", garantiu Pinheiro. "Nós entendemos que ainda há riscos para a população, mesmo que atendidas as medidas de proteção. A alegria do Carnaval não pode conviver com o medo do contágio", avaliou o presidente do bloco, que já virou Patrimônio Cultural Carioca.
A organização da Banda de Ipanema também compartilhou e confirmou o cancelamento do desfile no Rio nas redes sociais. Em um longo texto, o cortejo explicou que as demais atividades seguem sendo estudadas.
"Informamos que a Banda de Ipanema NÃO desfilará no Carnaval 2022. Diante dos riscos existentes com relação à pandemia, mesmo com a proteção da vacinação, higiene pessoal, máscaras e distanciamento social, não temos como confirmar a segurança do Carnaval de Rua", começou o cortejo no Instagram. "Outras atividades estão sendo estudadas; 2023 está a nossa frente e voltaremos com segurança e confiança", garantiu.
Nos comentários, internautas aprovaram a decisão: "Atitude certíssima. Parabéns. É necessário ter consciência", começou um. "Ato louvável e admirável", avaliou outra. "Mais uma vez prova de cidadania com amor ao carioca", destacou mais uma.
Enquanto isso, a prefeitura de São Paulo foi na contramão dos blocos cariocas e atualizou a lista de cortejos da cidade antes mesmo de o ano virar. As autoridades, que antes haviam anunciado mais de 400 desfiles para o período de folia, engordou a lista e confirmou um total de mais de 700 blocos na cidade.