O Carnaval 2022 já foi cancelado em diferentes municípios ao redor do país, incluindo as capitais Cuiabá e Fortaleza. Mas agora os foliões estão confusos em relação aos vetos, já que em muitas cidades a festa de rua foi descartada, mas os desfiles, não.
No Rio de Janeiro, por exemplo, o prefeito chegou a dizer que garantia a folia na Sapucaí, justamente porque é possível controlar o público e exigir passaporte vacinal. Os blocos, no entanto, já foram vetados. Os organizadores dos cortejos se reuniram com as autoridades nesta terça-feira (4).
Já em São Paulo, que chegou a confirmar quase 700 blocos, voltou atrás e também cancelou a festa. O prefeito chegou a propor uma solução à Vigilância Sanitária, mas a ideia foi duplamente negada.
Enquanto isso, a lista de capitais que já disseram não à folia só aumenta. Ao todo, até o momento, vários municípios já cancelaram a festa de rua: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Maceió, Recife, Campo Grande, Cuiabá, Teresina, Belém, Fortaleza, Florianópolis, Curitiba e São Luís.
Entre as cidades que ainda não chegaram a nenhuma decisão, estão: Aracaju, Belo Horizonte, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Manaus, Natal, Palmas, Vitória e o Distrito Federal.
Já em relação aos desfiles das escolas de samba, a situação é semelhante. Apenas Cuiabá e Fortaleza já cancelaram completamente a modalidade da festa, enquanto São Paulo, Rio de Janeiro e Campo Grande seguem garantindo a folia para as agremiações. As autorizações, no entanto, podem ser retiradas a qualquer momento.
As outras capitais que também costumam ter eventos com desfiles de escolas ainda não chegaram a uma conclusão em relação à modalidade de festa. São elas: Belo Horizonte, Florianópolis, João Pessoa, Macapá, Manaus, Natal, Recife, São Luís e Vitória.