O Carnaval de 2022 no Rio de Janeiro foi cancelado na terça-feira (4), quando Eduardo Paes (PSD), prefeito da cidade, explicou que apenas os desfiles na Marquês de Sapucaí seriam mantidos. A reunião contou com a presença do secretário de Saúde, Daniel Soranz, que concordou anteriormente que os blocos de rua seriam "difíceis" de manter.
Agora, esses mesmos blocos de rua, diante da impossibilidade de desfilar pelo segundo ano consecutivo, estudam pedir à prefeitura outro tipo de autorização: uma que os permita organizar eventos em lonas culturais e arenas. Dessa forma, haveria a possibilidade de se limitar o público e até exigir o passaporte da vacina dos foliões. As informações são do portal "G1".
Eduardo Paes, que não citou a falta de requisitos da cidade para realizar a festa, mas atendeu ao pedido dos especialistas ao cancelá-la, sugeriu que os blocos fizessem os eventos em espaços maiores, que contam com facilidade de controle, como o Parque Madureira e o Parque Olímpico.
Mas os blocos, que são mais de 400 ao todo, preferem manter as festas improvisadas em locais próximos às ruas onde já costumavam desfilar, justamente para manter o público.
O Cordão do Bola Preta, por exemplo, um dos maiores blocos da cidade e com mais de 100 anos de história, disse à equipe do PurePeople que a ideia seria fazer um evento na própria sede do cortejo, embora não tenha dado detalhes sobre como isso aconteceria.
A principal preocupação das autoridades, no momento, é em relação à alta do número de casos de Covid-19 após as festas de fim de ano. Pacientes com sintomas da doença e de influenza lotam hospitais e registram um verdadeiro "boom" nos gráficos ao redor do país.
São Paulo, que até então havia confirmado a festa de rua, voltou atrás e também vetou os blocos pela cidade. O prefeito Ricardo Nunes (MDB), chegou a propor uma solução semelhante à apresentada pelos blocos cariocas: a ideia de se fazer uma festa em um ambiente aberto, com controle de público. Mas a Vigilância Sanitário reforçou que não recomendava a celebração nem mesmo dessa forma.