Biografia
- Nascimento : 1 de agosto de 1950, Bananeiras, Paraíba
- Idade : 74 anos
- Signo : Leão
- País : Brasil
José Dumont é um ator brasileiro que acumula uma carreira de mais de 45 anos no teatro, TV e cinema, com aproximadamente 20 novelas e quase 50 filmes. Em setembro de 2022, o artista é preso em denúncia de pedofilia por armazenar conteúdos pornográficos envolvendo crianças.
O artista consegue, na Justiça, deixar a cadeia cerca de um mês depois, porém sendo exigido o uso da tornolezeira eletrônica. A essa altura, José Dumont já havia sido acusado de estupro contra um menor e se envolver com outros garotos.
Na época das denúncias, o ator estava escalado para a novela 'Todas as Flores' (do Globoplay) e acabou demitido pela Globo, dando lugar a Jackson Antunes.
José Dumont nasceu na cidade paraibana de Bananeiras no primeiro dia de agosto de 1950. Estreou no teatro em 1976 com "O Sonho, Caso Especial". Um ano depois esteve nas versões para o cinema de "Morte e Vida Severina" e "Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia".
Um dos grandes papéis viria em 2005 como o empresário Miranda de "Dois Filhos de Francisco", cinebiografia de Zezé Di Camargo e Luciano. José Dumont também foi visto em "Parahyba", "Os Trapalhões e o Mágico de Oróz", "A Hora da Estrela", "Abril Despedaçado", "Olga" e deu vida ao Diabo em "Maria, Mãe do Filho de Deus".
Na TV, o ator estreou em 1979 com a série "Plantão de Polícia", que lhe rendeu o prêmio da APC de Revelação Masculina. O primeiro trabalho em novelas foi em 1984 com "Corpo a Corpo", na Globo. Ao longo dos anos passou pela Manchete, Record TV e Cultura.
Atuou em "Carmem", "Pantanal" (primeira versão), "Mandacaru", "Terra Nostra", "América", "Luz do Sol", "Ribeirão do Tempo", "Doa Xepa" (remake) e "Nos Tempos do Imperador". Se juntam a elas papéis em séries/minisséries e seriados como "Lampião e Maria Bonita", "A Turma do Pererê" e "Fora de Controle".
Premiado principalmente pelo cinema, José Dumont soma 22 troféus. Entre eles, dos festivais do Cinema de Gramado (em 3 ocasiões), de Brasília (em 4 oportunidades), e de Miami (em 1999). Venceu também o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e o Arte Qualidade Brasil.