Mesmo sabendo que Mara (Cristiana Oliveira) foi quem planejou o ataque de Orebe (o nome do ator não foi divulgado) a Milah (Elizângela), que vai ficar curada da lepra de forma milagrosa, Jéssica (Maytê Piragibe) vai mentir para o ex-noivo, Salmon (Rafael Sardão), no capítulo desta segunda-feira (16), da novela "A Terra Prometida". A hebreia diz não saber nada sobre o leproso, e em seguida, procura a mulher de Aiúde (Fábio Villa Verde) sobre a desconfiança do guerreiro.
O líder tribal pressiona a mulher em relação ao seu encontro com Jéssica, mas a ex-amante de Acã (Kadu Moliterno) desconversa. Enquanto isso, Milah e Orias (Walter Breda) se reencontram depois que ele alerta a filha, Raabe (Miriam Freeland) do perigo que ela corre. Em outra ponta do acampamento, após Acsa (Marisol Ribeiro) e Otniel (Leonardo Miggiorin) quase se beijarem, Noemi (Nívea Stelmann) diz que a filha e o rapaz formariam um belo casal.
Ainda no Gilgal, a presença dos forasteiros é reclamada por Samara (Paloma Bernardi) e Léia (Beth Goular), ao mesmo tempo que Finéias (Rafael Queiroz) é olhado com maldade por Bogotai (Marcelo Argenta) quando é reconhecido pelo cananeu, que tenta se aproximar do filho e Eleazar (Bernardo Velasco), mas acaba se enturmando com a família de Calebe (Milhem Cortaz). Já Racal (o nome do ator não foi divulgado) começa a se insinuar para Mara, que vai deixar o acampamento em fuga. E Zareg (o nome do ator não foi divulgado) agradece a hospitalidade e é recebido por Pedael (Ernani Moraes) e seu filho Isaque (Daniel Erthal).
Antes de se aliar à irmã para tentar matar Yana (Luciana Braga), Tobias (Raphael Vianna) é acusado por Zaqueu (Ricky Tavares), que terá a vida salva por Rune (Douglas Sampaio), de ter sabotado suas armas. Por falar na mãe de Aruna (Thais Melchior), Quemuel (Raymundo de Souza) é questionado pela mulher, Léia (Beth Goulart), se vai se encontrar com a ex-amante. Por fim, Jéssica agradece a companhia de Iru (Guilherme Boury), enquanto Haniel (Paulo César Grande) cobra organização dos filhos na tenda.