Após ter parte da família Kardashian estrelando ensaio de lingerie, a Calvin Klein apresenta a nova coleção Pre-Spring, inspirada na experiência coletiva da juventude dentro do colegial americano. Com uma paleta de cores variadas, explorando tons fortes e vibrantes como o desfile da Valentino, a grife americana segue os passos da Chanel e aposta no esporte chique com peças feitas do mesmo material que acessórios de exercícios aquáticos e sacos de dormir, mas também adere ao estilo mais clássico voltado para o baile de formatura. Sem hierarquia entre os modelos, jogos e bailes ficam lado a lado em uma igualitária expressão que se refere aos passatempos americanos. Para o diretor criativo, Raf Simons, a coleção é uma evolução da visão da marca ao ser um guarda roupa que define os novos códigos estabelecidos.
Apesar de ter a maioria das peças lisas e monocromáticas, alguns exemplares se destacam devido as estampas utilizadas. Com poás, tie-dye e listras, a grife decidiu optar por padronagens clássicas para ilustrar os modelos apresentados. Responsável pela camisa jeans utilizada por diversos famosos, a Calvin Klein trouxe uma das tendências para o inverno: o terninho cortado do tecido clássico de alfaiataria. Os elementos são combinados com looks que possuem resquícios da alta costura de meados do século, expandidos e reiterados de uma maneira bem americana.
Com uma ampla gama de tons, a paleta de cores eleita pela marca passa por todos os pigmentos desde os coloridos até os neutros, trazendo vida para a coleção com um estilo parecido com o Pop Art. Para as modelagens, a coleção dialoga entre silhuetas justas e simples, mas com cortes inovadores que não costumam ser vistos em peças da Calvin Klein. As referências aos uniformes utilitários, pontos e costuras são os detalhes mantidos pelo diretor criativo para dialogar com a base da grife. Os acessórios criados foram inspirados nos esportes e ganham detalhes que se referem à bolas como as de boliche, baseball, basquete e futebol.
Quem já viu algum filme que retrate a vida universitária nos Estados Unidos sabe que existem instituições de ensino superior renomadas e concorridas. Com a proposta voltada para esse tema, a grife realizou colaborações com algumas universidades como a Yale e a Berkeley para estampar algumas peças com o nome e os emblemas, trazendo mais realidade para a coleção.
(Por Fernanda Casagrande)