Com uma carreira que já ultrapassa quatro décadas, Caetano Veloso comemora 72 anos nesta quinta-feira (7) em meio à turnê Abraçaço com shows nacionais e internacionais. No fim de semana de seu aniversário, o cantor volta às suas raízes. No sábado (9), ele se apresenta no palco do Bahia Café Hall, em Salvador, com o show.
"Abraçaço" é o nome de uma canção que deu vida ao álbum lançado no final de 2012, que ganhou solo de guitarra de Pedro Sá e performance do próprio Caetano.
O projeto não fez sucesso apenas no Brasil. A turnê segue para os palcos dos Estados Unidos a partir do dia 13 de setembro, incluindo cidades da Flórida, de Washington, Califórnia e Nova York. Em abril deste ano, Caetano viajou pela Europa para lançar o álbum e fazer shows por Lisboa e mais 17 cidades, como Porto, Milão, Roma, Paris, Londres, Madri e Barcelona.
Caetano conquistou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Cantor e Compositor e Melhor Encarte em novembro de 2013. Este é o último CD da trilogia do cantor ao lado da Banda Cê, formada por Pedro Sá, Ricardo Dias Gomes e Marcelo Callado.
Recentemente, Caetano Veloso fez homenagem em seu perfil do Instagram ao amigo Chico Buarque de Hollanda, que também entrou na casa dos 70. "Chico chega aos setenta (e até agosto sou apenas um ano mais velho do que ele, prazer de dois meses a cada ano). O Brasil é capaz de produzir um Chico Buarque: todas as nossas fantasias de autodesqualificação se anulam. Seu talento, seu rigor, sua elegância, sua discrição são tesouro nosso", escreveu.
No mês passado ele conferiu de perto o desempenho do filho Moreno Veloso no palco do Theatro NetRio, em Copacabana. O show ainda contou com a presença de Nanda Costa e Regina Casé. Caetano chegou ao evento acompanhado da namorada, a médica Luana Moussallem, de 38 anos. O artista cantou ao lado do filho e contagiou a plateia.
Caetano é uma das figuras mais importantes da música popular brasileira e considerado internacionalmente um dos melhores compositores do século XX, tendo seu nome comparado ao de Bob Dylan, Bob Marley, John Lennon e Paul McCartney.
Diante dessa história viva, confira as fotos que preparamos para celebrar os 72 anos de Caetano!