Caetano Veloso é um dos maiores cantores da história da música nacional, com uma lista imensa de sucessos e contribuição única para a cultura brasileira. Em uma turnê com a irmã Maria Bethânia, a vida pessoal do cantor é marcada por polêmicas e controvérsias que chocam o público.
O principal fator polêmico da vida pessoal de Caetano Veloso é o seu casamento com a ex-atriz Paula Lavigne. Hoje aos 81 e 55 anos, respectivamente, o casal passou por altos e baixos em sua relação, com acusações de pedofilia, separação, confusão sobre sexo e mais.
Caetano Veloso e Paula Lavigne apareceram juntos pela primeira vez em 1986, quando o cantor tinha 44 anos e a sua até então namorada 17. Mas a relação vinha de quatro anos antes, quando ambos tinham 40 e 13 anos, respectivamente.
Em uma entrevista polêmica para a Playboy em 1998, Paula Lavigne confessou que ela perdeu a virgindade com Caetano Veloso aos 13 anos, quando o cantor tinha 40. As informações, vazadas antes mesmo da revista chegar às bancas, causaram escândalo e, na época, a atriz deu uma entrevista para a Folha de S. Paulo esclarecendo o caso:
"Fica muito estranho destacar aquelas declarações de um contexto de 20 perguntas. Se você perguntar se eu falei, eu falei. É tudo verdade. Da forma como foi colocado, dormi produtora e acordei cafetina. Eu me arrependi de falar. Não falo mais, em entrevistas, de minhas intimidades. Se eu pudesse, eu me processaria".
Anos depois, em 2017, Caetano Veloso passou a ser acusado de pedofilia nas redes sociais. O escritor Flavio Morgenstern chegou a ser processado pelo cantor e sua esposa, e acabou tendo que pagar, no fim, R$ 220 mil de indenização.
Em 2004, depois de muitas brigas e desentendimentos, Caetano Veloso e Paula Lavigne resolveram colocar um ponto final no relacionamento. A separação do casal contou com mais uma polêmica em 2005, quando a ex-atriz acelerou seu carro contra o portão do prédio em que o ex-marido morava, no Rio de Janeiro.
Mais de uma década depois, em 2016, Paula disse ter se arrependido da atitude, mas que foi motivada por uma abordagem violenta de um segurança, que a proibiu de entrar no local a apontando uma arma: "Claro que deveria ter saltado, ligado para a síndica, feito a fofa que não sou. Mas a gente vai aprendendo. Hoje não faria isso", relatou à Marie Claire.
A reconciliação de Caetano Veloso e Paula Lavigne veio 11 anos depois, em fevereiro de 2016. Apesar de separados, eles continuaram amigos e parceiros de negócios, uma vez que a ex-atriz ajudava o cantor a comandar a carreira.
Agora juntos novamente há 8 anos, Paula Lavigne gerou polêmica durante uma entrevista ao programa '50 & Tanto', apresentado por Angélica , no final de 2023. O motivo foi uma fala da esposa de Caetano dando a entender que o casal já não fazia mais sexo.
"A gente deixou de fazer sexo, mas continuamos a nossa parceria e união. O casamento tem que ter um projeto. Ele não se sustenta por si só. Saber se adequar, porque tem fases diferentes: como você vai superar aquela fase e ter uma nova fase, um novo projeto", disse na ocasião.
Após a repercussão sobre a fala, a esposa de Caetano Veloso deu uma declaração ao Splash UOL destacando que tudo não passou de um engano e explicou o que, de fato, quis dizer durante a entrevista para Angélica:
"Houve um mal-entendido na minha fala sobre fazer sexo com Caetano. O que eu quis dizer é que quando nos separamos, a gente continuou convivendo e mantendo a nossa parceria profissional, só não fazíamos sexo. Depois voltamos a um casamento, com sexo. Espero ter esclarecido! Não dá certo falar sobre vida pessoal, sempre existem más interpretações", disparou.