Adotar hábitos veganos pode ser mais fácil do que você imagina, sabia? Que tal começar com a rotina de cuidados com o cabelo? Para começar, é importante deixar claro que você não precisa ser vegano ou vegetariano para investir em marcas com essa proposta sustentável e cruelty-free. Na verdade, usar essa linha de produtos no cronograma capilar acarreta em benefícios para os fios pela fórmula natural que agride menos.
O Purepeople conversou com o especialista Ricardo Judah, que é técnico homologado da Keune Brasil, para desvendar os mitos e verdades do veganismo capilar e te trazer dicas fáceis para testar no dia a dia. Confira!
Um dos principais benefícios da rotina capilar vegana é a redução na porcentagem de desenvolvimento de alergias. "Além de um consumo ecologicamente sustentável, existe um risco menor de desenvolver alergias. A rotina capilar vegana traz muitos benefícios com o uso contínuo", destaca o técnico. Mas isso não significa que você não tem que olhar o rótulo e conferir se há algum ingrediente na composição que você é mais sensível, ok?
Tem medo de começar a usar um produto vegano e ficar com o cabelo ressacado? Pode perder o receio porque isto é um mito! "Se o produto vegano for confiável e próprio para o seu tipo de cabelo, não vai ressecar e, sim, tratar muito bem. Os fios não precisam de um tempo de adaptação ou transição, mas um período para o cabelo absorver os benefícios do produto, assim como qualquer outro cosmético", avisa Ricardo Judah.
A sustentabilidade, a empatia com a natureza e o consumo consciente são alguns dos preceitos do veganismo, por isso evite investir em produtos que fujam desta regra. "O que não pode fazer parte da terapia vegana são produtos que tenham contribuído com a exploração e crueldade com os animais", afirma o técnico.
A primeira dica para quem quer aderir a uma terapia capilar vegana é ler os rótulos e acompanhar os lançamentos das marcas. "É muito importante ler os ingredientes. Os produtos cruelty-free não fazem testes em animais, mas podem conter substâncias de origem animal, diferente dos veganos", explica o profissional. (saiba a diferença entre orgânico, vegano e cruelty-free aqui!)
Muita gente fica perdida quando entra para o mundo do veganismo, mas não precisa. "Na linha vegana, encontramos produtos para todos os tipos de cabelo. Com a ajuda de um profissional, é fácil encontrar o seu! Nutrição, hidratação, reconstrução, esfoliação... Cabelos oleosos ou com queda, tudo é possível", completa.
Os produtos de cabelo veganos, como dito anteriormente, costumam ter mais ingredientes orgânicos na composição. Porém, não fique preso aos cremes tradicionais e se jogue nos óleos essenciais! "São ótimos aliados na rotina de saúde e beleza dos fios. Sem contar a experiência aromática", destaca.
Amamos seguir um cronograma capilar e a hidratação com certeza é o passo queridinho entre as brasileiras. Porém, prepare-se para se apaixonar pela etapa de nutrição. "Em cada fase, a diferença nos fios é notada, mas com certeza o brilho e maciez da nutrição são apaixonantes", pontua Ricardo Judah.
(Por Ana Clara Xavier)