O consumo consciente é o caminho certeiro para quem deseja uma vida mais sustentável. No entanto, quando se fala em sustentabilidade, o tema ainda parece muito distante e utópico. A boa notícia é que dá sim para ser mais sustentável com simples atitudes no dia a dia. Quer saber como? Confira 5 dicas que o Purepeople separou para você começar agora!
O plástico é um dos grandes problemas do meio ambiente, responsável por grande parte da poluição no planeta. O que fazer? Se eliminar todo o plástico da sua vida ainda não é possível, você pode começar aos poucos, como substituir sacolas plásticas por uma ecobag. Além de ser mais estilosa, você contribui para diminuir o impacto negativo das sacolinhas. Use somente quando for indispensável - e olhe lá!
Não precisa se sentir mal se você ama uma promoção e não resiste a uma blusinha nova. Mas, antes de comprar uma nova peça, que tal olhar com mais carinho para as que já estão no seu armário? Além de ser uma atitude mais sustentável, você pode soltar a criatividade para sair do óbvio e criar looks novinhos sem precisar gastar dinheiro. Pense nisso!
Se a criatividade anda empacada e você quer variar a produção, outra ideia legal é montar um bazar com as amigas. A dica é simples: reúna roupas, acessórios e objetos que não fazem mais sentido para você e incentive suas amigas a fazerem o mesmo. Assim, o desapego de uma pode ser a solução para a outra, em um troca-troca mais sustentável e acessível.
Evitar o desperdício também parte de uma vida mais sustentável e você pode começar pela sua cozinha! Faça uma lista antes de comprar os alimentos e evite jogar fora aqueles que ainda rendem bons pratos. O segredo é experimentar novas receitas com carnes, frutas, legumes e verduras, além congelar refeições para facilitar a rotina.
Por falar em não jogar fora à toa, a melhor dica é reutilizar e reciclar tudo aquilo que facilmente iria para o lixo. Reaproveite as embalagens na sua rotina, seja para guardar alimentos, usar como vaso de plantas ou item decorativo - o céu é o limite! Se não quiser reutilizar em casa, lave corretamente e recicle com responsabilidade. O planeta agradece!
(Marina Couto)