Quer alcançar o cabelo loiro platinado dos sonhos? A cor não é fácil de alcançar e o processo de descoloração pode ser incisivo. Muitas vezes, o resultado desejado demora a ser alcançado e o procedimento precisa ser refeito algumas vezes. "Os cabelos devem estar livres de química e extremamente saudáveis. É importante realizar um teste de mechas antes da descoloração para verificar a flexibilidade, resistência e saúde dos fios", avisa a técnica da Embelleze, Ana Regina Faria. Confira tudo o que você precisa saber antes da transformação!
Cabelos quebradiços, sem brilho e com pontas duplas? Talvez seja melhor esperar um pouco antes de platinar. O ideal é preparar os fios com uma rotina capilar intensiva para fortalecer. "O tratamento recomendado é o cronograma capilar, que é uma agenda de cuidados na qual se intercala hidratação, nutrição e reconstrução. Ele deve ser feito antes e depois da descoloração. Pode ainda potencializar os cremes com óleos vegetais e touca plástica", destaca.
Acabe com estigmas! O cabelo platinado combina com todos os tons de pele. "Combina com todos os tipos de pele. O que vale é a vontade e o estilo de cada pessoa. Por ter vários tons de platinados, pode ser usado em vários tons de pele", pontua. Se estiver na dúvida, consulte o hair stylist para ter mais inspirações de look e identificar o melhor subtom para você!
Mulheres de cabelo cacheado e crespo podem apostar no platinado? É claro que sim! Assim como a textura lisa, é necessário apenas seguir os cuidados necessários, apostando no cronograma capilar.
Não há uma média de descoloração necessária para chegar no platinado desejado. Na verdade, depende bastante de cada madeixa. "Para chegar ao tom de platinado dependerá da cor atual e a textura. A quantidade de descoloração depende de vários fatores, como cor, textura e resistência do fio. Dependendo do tingimento natural pode ser necessário mais de uma descoloração", destaca.
Após a descoloração, o cabelo platinado precisa ser cuidado regularmente, em especial, nos dias mais quentes. "Não tem um tempo determinado [de duração do platinado]. Como todos os pigmentos naturais do fio foram retirados, é necessário cuidar das madeixas semanalmente ou quinzenalmente", explica.
O maior bem que você pode fazer para o cabelo platinado é usar um matizador de qualidade e hidratar. "Intensificar as hidratações, para que o cabelo não fique com as cutículas abertas, porosos (ressecados). Além de usar um matizador de qualidade constantemente", salienta.
(Por Ana Clara Xavier)