O cabelo loiro e platinado é uma das tendências mais quentes para os fios no verão. Dessa vez, a coloração vem mais versátil e democrática para agradar quase todos os gostos: a tonalidade platinada acinzentada está no topo das trends, porém o loiro mais quente também vem com força para 2020. "O fim de ano no Brasil costuma ser: pé na areia e a cabeça platinada", brinca Costatto, colorista do TP Beauty Lounge. Mas o tom queridinho requer cuidados específicos no verão, sobretudo devido ao excesso de exposição solar e a produtos químicos, como o cloro. O expert lista 6 coisas que você pode fazer pelo cabelo loiro e platinado na estação. Confira!
É normal que os fios platinados comecem a ganhar um ar esverdeado ou amarelado com o passar do tempo: é que o tom superclaro deixa as madeixas mais sensíveis ao desbotamento e à influência de fatores externos como fontes térmicas, por exemplo. No verão, o cloro da piscina e o sal da água do mar se mostram como um dos principais responsáveis pelo aspecto indesejado. A dica do expert para evitar esse problema é matizar os fios com xampus e condicionadores arroxeados uma vez por semana.
A hidratação é parte essencial da rotina de cuidados capilares - independentemente do tipo de fio ou da estação do ano. Para quem acabou de descolorir o cabelo, Costatto indica apostar em produtos hidratantes para fazer a manutenção em casa. "Invista em bons produtos porque o matizador tende a ressecar as madeixas", aconselha o profissional. É só manter uma regularidade no tratamento para conseguir fios fortes e mais resistentes - uma vez por semana costuma ser suficiente.
O verão é a desculpa perfeita para deixar secador e chapinha de lado e dar uma chance à curvatura natural dos seus fios - embora essas ferramentas térmicas sejam grandes aliadas na hora de conseguir um liso perfeito ou o cacho dos sonhos. Como os fios platinados costumam ser mais frágeis, o combo calor da estação mais quente + a quentura dos aparelhos pode danificar as madeixas. Se for impossível abrir mão das fontes térmicas, a dica do expert é abusar do protetor térmico e regular a temperatura: "Nunca coloque no máximo".
A piscina pode até parecer a maior inimiga dos fios loiros e platinados, mas o colorista afirma que não é bem assim. É que até a água do chuveiro pode ser rica em substâncias como cloro e cobre devido a processos de limpeza e tratamento para que ela se torne potável. "Dê preferência à água gelada e mineral para enxaguar as madeixas após as lavagens", recomenda Costatto.
O momento em que os fios platinados mais precisam de cuidados é logo após o processo de descoloração no salão. Por isso, o expert aconselha substituir o tradicional condicionador por uma máscara capilar de sua preferência duas vezes na semana para dar "um efeito power na hidratação". Mas vale reforçar que essa troca deve ser feita apenas um período de tempo determinado, com início e fim.
Seja na mala de viagem ou no nécessaire da praia, o leave-in hidratante com proteção contra os raios solares é item tem-que-ter de verão. Costatto indica aplicar o produto nos fios platinados, do comprimento às pontas, e depois enxaguar com água de coco. O item de beauté é fundamental não só para as madeixas loiras, mas também para outros tipos de cabelos coloridos.
(Por Bruna Vilar)