Cabelo platinado é o cabelo que mais exige cuidados para manter os fios brilhantes, macios e saudáveis. É um cabelo caro e para quem tem disposição de manter os cuidados de forma bem disciplinada. Para ajudar você, o Purepeople conversou com o colorista Rodrigo Silva, do salão Novo Arte, que deu várias dicas de como recuperar os danos causados pelo descolorante, além de manter os cuidados basiquinhos do dia a dia.
A dica número um para ter cabelos loiro e platinados é procurar um bom profissional. Assim, o especialista fará uso de produtos menos agressivos aos fios, além de não usar tonalizante para alcançar a cor desejada. Tudo isso porque o tonalizante contém amônia, substância que também está presente nos descolorantes. A sobreposição de amônia deixa o fio cada vez mais fracos e vulneráveis, perdendo massa e danificando a estrutura do cabelo.
Chega um determinado momento em que os fios vão ganhando uma tonalidade mais amarelada, perdendo o brilho da cor e ganhando mais saturação. Esse é um grande problema enfrentado pelas platinada, mas que é fácil de resolver. Há vários shampoos matizadores e até mesmo máscaras que garantem a hidratação e a matização dos fios e deixar a cor clarinha de quando você fez o procedimento no salão. Os loiros glaciais, mais frios, precisam muito de shampoo matizadores para manter o tom claro e pastel que o look pede.
Com a aplicação do descolorante, os fios vão perdendo a massa da fibra capilar. É um processo natural, já que os descolorante possuem amônia em sua composição e isso causa um desgaste da fibra. Ao retirar o pigmento dos fios, ocorre a perda de massa também, deixando o cabelo sem volume, com fios fracos e sem movimento. O ideal é que a máscara seja composta por queratina para deixar os fios mais encorpados. Mas cuidado, queratina demais enrijece o cabelo e pode até ocorrer a quebra da estrutura.
Quem tem os fios bem platinados, é muito importante que a pessoa siga um cronograma capilar para poder recuperar o cabelo dos danos causados pelo descolorante. As máscaras de hidratação e nutrição vão deixar os fios com mais emoliência, mais sedoso e vão devolver a maciez do cabelo, deixando-os mais maleáveis e menos rígidos.
Como os cabelos loiros perdem mais massa da estrutura capilar, é muito importante ter cuidado durante as lavagens. Massagear bem o couro cabeludo para estimular o crescimento dos fios, usar produtos menos agressivos e alternar as lavagens. Um bom aliado é o shampoo seco, que tira o aspecto oleoso do fio e dá um espaço maior até a próxima lavagem. Ao escolher o xampu, dê preferência para os mais hidratantes.
A gente sabe que tudo que a mulher mais quer depois que sai do salão é continuar com o brilho nos cabelos deixado pelo profissional. Mas o efeito em casa nem sempre é exatamente igual. Depois de todo o cronograma capilar, disciplina e lavagens com produtos hidratantes, é imprescindível o uso do protetor térmico ao fazer uso do secador e de óleos finalizadores para deixar o cabelo com um brilho bonito e aparência saudável, bem ao estilo glass hair.
O cabelo está loiro, ficou com uma cor incrível, mas já começou a a crescer, e agora? Nada de se desesperar com a raiz aparecendo. É importante dar um tempo para as madeixas se recuperarem. O cabeleireiro Rodrigo Silva indica o intervalo de 30 a 45 dias para fazer o retoque na raiz. Menos que isso o descolorante pode expandir para a parte que já foi descolorida e aí pode ocorrer o corte químico, já que os fios estão muito frágeis. Por isso que é necessário fazer a manutenção em casa, para quando fizer o retoque da cor, as madeixas estarem saudáveis e o retoque ser feito com qualidade. Você não quer ter um corte químico depois de estar com o loiro platinado dos sonhos, certo?
(Por Bianca Lobianco)