Bruna Marquezine, Preta Gil, Alinne Moraes e dezenas de artistas brasileiros e internacionais festejaram a decisão dos Estados Unidos de legalizarem o casamento gay nesta sexta-feira (26). A atriz de "I Love Paraisópolis" usou o seu perfil no Instagram para comemorar a notícia. "Amor é amor", escreveu. Casada há um mês com Rodrigo Godoy, Preta vibrou: "Um sentimento de que vale a pena lutar, que o amor sempre vença! Dia Histórico para a Humanidade e que assim a gente possa caminhar rumo à igualdade".
Bruno Gagliasso, que lamentou que o beijo gay gravado por ele não foi ao ar na novela "América", também comemorou a decisão na rede social. "Um brinde ao amor", disse o galã usando uma foto com as bandeiras que representam o movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (LGBT). O ator é a favor de romances gay em novelas.
Pela manhã através de sua conta no Twitter, o presidente Barack Obama anunciou que a alta corte da Justiça norte-americana tornou a união de pessoas do mesmo sexo com os mesmos direitos do casamento heterossexual nos 50 estados do país. Treze estados ainda proibiam a união. "Esta manhã, o Supremo Tribunal Federal reconheceu que a Constituição garanta a igualdade no casamento", disse Obama, usando a hashtag "o amor vence". Em outro post no microblog, ele acrescentou: "Casais de gays e lésbicas têm agora o direito de se casar, como todas as outras pessoas".
Alinne Moraes posta foto beijando atriz. Veja comemoração de mais famosos
De volta à TV em "Além do Tempo", Alinne Moraes festejou a notícia do casamento gay com uma foto em que beija na boca da atriz Laila Zaid, com quem atuou no filme "Tim Maia". Na legenda, a beldade colocou vários coraçõezinhos.
A cantora Anitta, que teve o nome envolvido em uma relação com uma fã, e negou o relacionamento, também usou a rede social para se manifestar a favor da decisão dos Estados Unidos pelo casamento gay: "Dias de luta, dias de glória. O amor vence". A atriz Maria Ribeiro também comemorou: "O amor existe". Ellen Degeneres, humorista casada há dez anos com a atriz Portia De Rossi, também comemorou: "O amor venceu. Igualdade para casamentos".
Hillary Clinton, pré-candidata democrata à presidência dos EUA: "Nosso novo mapa favorito. Dá RT se você mora em um estado em que o casamento gay é lei". [No post, havia uma mapa dos EUA em que todos os estados são indicados como favoráveis ao casamento gay.
J.K. Rowling: "Uau. Mais um dia histórico para igualdade para casamentos".
Mark Zuckerberg, criador do Facebook: "Nosso país foi fundado sob a promessa de que todas as pessoas são criadas igualmente, e hoje nós demos mais um passo na direção de cumprir essa promessa. Estou muito feliz por meus amigos e todos da nossa comunidade que finalmente podem celebrar seu amor e ser reconhecidos como um casal perante a lei. Ainda temos muito o que fazer para atingir a igualidade total para todos em nossa comunidade, mas estamos caminhando na direção certa".
Matt Bomer: "O amor vence. Hoje aconteceu um gigantesco passo adiante para o nosso país, e para minha família. Estou tão grato e feliz!".
Mia Farrow: "Estou aqui sentada e chorando, e eu nem tenho uma mulher incrível com quem me casar. Ainda. Mas eu estou TÃO feliz por todos. E orgulhosa dos EUA #Igualdade".
Shonda Rhimes, criadora da série 'Grey's anatomy', no Twitter: "Igualdadeparacasamentos!!! Um passo gigante para que nosso país seja um lugar melhor para se viver".
Neil Patrick Harris, ator de "Garota Exemplar": "É um novo dia. Obrigado à Suprema Corte. Obrigado ao juiz Kennedy. Sua opinião foi intensa, em mais formas do que você sabe".
Cyndi Lauper: "E sim! O amor vence! Obrigada"
Ricky Martin: "URGENTE! Acaba de ser anunciada a igualdade para casamentos neste país".
(Por Juliana Sousa)