O blazer é uma peça versátil no guarda-roupa de mulheres de qualquer estilo. Queridinho entre famosas e anônimas para produções casuais ou mais sofisticadas, ele não se limita a uma produção, mas costuma ser uma aposta assertiva quando uma pessoa deseja transmitir a mensagem de elegância através da sua imagem.
Como escolher, então o blazer certo para seu visual? Alguns detalhes sobre as roupas fazem toda a diferença, ressalta a estrategista de imagem Jacke Molonha. "A comunicação elegante depende do conjunto de elementos que você usa no seu vestir, e por isso tecidos, cortes e caimentos são muito importantes", explica ao Purepeople.
A especialista em moda estratégica sinaliza que o blazer de moletom, por exemplo, é um deslize da moda comum para as pessoas que querem transmitir sofisticação. "O moletom é um tecido casual que não traz elegância no formato de blazer. O moletom remete ao conforto e à praticidade, sendo muito associado ao estilo casual", alerta.
Se a intenção do seu look for ter uma pegada mais despojada, é viável, mas caso queira transmitir algo mais sofisticado, é melhor recorrer a outro tecido. "O corte reto do blazer com tecidos naturais, ou até sintéticos mas 'parecendo' nobres, trazem mais elegância e sofisticação", sugere.
Outra polêmica da moda é o blazer de neoprene. "Neoprene no blazer não dá, fica muito ruim. O tecido não tem a nobreza do linho, nem o caimento como os tecidos de viscose ou crepe. Ele lembra mais uma malha do que um tecido sofisticado", opina Jacke.
"Todos os blazers de neoprene que eu já vi não atendem a nenhuma das características de um blazer elegante. Normalmente são mal cortados, não possuem um caimento bonito, não são alongados, possuem aviamentos de plástico e não têm um bom caimento", destaca a estrategista de imagem.
"Se você deseja ser mais elegante, existem outras opções muito melhores com tecidos mais fluidos que são superconfortáveis e muito mais sofisticados", afirma Jacke Molonha, fundadora da Escola do Vestir, onde forma profissionais em consultoria de imagem estratégica. A expert em moda ensina ainda quais são os efeitos de cada peça e combinação no corpo. Veja em detalhes a seguir:
"Disfarça o volume do abdômen visualmente quando repetimos a cor do blazer na blusa. Ele também disfarça o volume do quadril quando o blazer é de cor contrastante e o comprimento é abaixo do bumbum", aponta.
Jacke aponta que, quando usado fechado, um blazer oversized "encurta as pernas e alonga o tronco". Ela sugere ainda uma calça contrastante para quem quer valorizar esse efeito.
"Essa peça ainda aumenta as pernas e a silhueta quando usado com continuidade de cor e pode deixar os ombros mais imponentes", aponta.
Já na modelagem cropped, o blazer pode aumentar a silhueta. "Quando combinado com cintura alta, dá esse efeito. E aumenta o volume visualmente do abdômen quando usado fechado", complementa.
Quem é Jacke Molonha?
Nascida em Curitiba, Jacke Molonha iniciou a carreira como Consultora de Imagem em 2013. Ao longo da trajetória, a especialista desenvolveu as suas próprias técnicas e metodologias, dando um passo além das propostas tradicionais do mercado com o Método Proporção Corporal 3D e o Método Imagem Estratégica. Em 2022, fundou a Escola do Vestir, onde forma Consultoras Estrategistas de Imagem, Analistas em Coloração Pessoal, Analistas em Proporção Corporal 3D e aplica Mentoria de Negócios.
Em setembro de 2023, a especialista promove o primeiro evento presencial da Escola do Vestir: o Estrategista de Imagem Experience. A imersão será realizada no hotel Pullman Ibirapuera, em São Paulo, no dia 23 de setembro, para um público de 100 pessoas. "Eu acredito que a consultoria de Imagem é um negócio capaz, de fato, de prosperar a vida de mulheres", afirma Jacke Molonha.