Nos anos 40, o blazer começou a ganhar o coração das mulheres, desde sua primeira aparição nos cinemas, as mulheres começaram a olhar para a peça de uma forma diferente, tendo em vista que era uma peça masculina.
Uma das primeiras invenções da ousada Coco Chanel, foi um look super diferente dos demais na época, era um blazer composto com uma saia, para se usar com acessórios de pérolas. Pode-se dizer que, antigamente, quando um homem via uma mulher de blazer era assustador, pois dava uma impressão de igualdade, até isso, as mulheres tiveram que enfrentar para conseguir se vestir da forma que querem.
Com o tempo tudo mudou e as mulheres ficaram ainda mais empoderadas, os looks estão cada vez mais prósperos e sofisticados. Segundo a stylist Anna Boogie, o blazer é uma peça mais curinga que se pode ter dentro do guarda roupas hoje em dia, pois sua versatilidade é ímpar. "Você pode utilizá-lo de várias maneiras e transformar em qualquer look. Vale investir em tons neutros para looks mais modernos e coloridos" afirma.
A consultora de moda afirma que está em uma fase que usa blazer em quase todos os looks, pois, ao seu ver é uma peça que combina com tudo e é possível ousar na hora de usá-la: "Eu uso blazer das formas mais informais até as produções mais fashionistas. Ele quebra padrões e eleva qualquer produção".
Calça jeans, camiseta de banda, tênis com plataforma e blazer cropped: "Um look informal e cool. O blazer cropped vem direto dos anos 80 e era até conhecido como bolero, quem não lembra? E hoje é o queridinho do momento."
Calça poliuretano, blusa canelada gola alta, tênis, boné e blazer: "O blazer com boné é para sair do óbvio, vale apostar. O resultado é uma proposta bem fashionista."
Calça de alfaiataria, regata cropped branca, salto e blazer em vinil: "O blazer com boné é para sair do óbvio, vale apostar. O resultado é uma proposta bem fashionista."
Saia de vinil, moletom com capuz, blazer oversized risca de giz, meia-calça e coturno: "Misturar um clássico como o risca de giz com outros elementos como moletom e vinil, torna o look super autêntico".