Betty Faria não mede as palavras e não se intimida em dizer o que pensa. Aos 74 anos, a atriz deu uma entrevista polêmica ao revelar que tem "repulsa" e "rejeição" a mulheres gordas e desabafou dizendo que as pessoas têm o direito de falarem o que quiserem. As declarações, dadas à revista "Joyce Pascowitch" deste mês, causaram burburinho nas redes sociais e os internautas se manifestaram a respeito do assunto, atacando a artista que este ano se emocionou no palco de teatro ao receber uma homenagem no seu aniversário.
A substituta de Marília Pêra no espetáculo "A Atriz" usou a sua conta no twitter para se defender: "Questão de gosto. Roupa de oncinha, unhas dos pés pintadas de vermelho... Não gosto. Mas não é ofensa, por favor. Questão de gosto, tá?".
"Não é gosto, você é preconceituosa! Repulsa tem é de pessoas ruins. Nojo eu tenho é de você", escreveu um internauta. "Não é opinião quando você quer impor um padrão opressor no corpo que NÃO é seu! Foi um comentário bem medíocre, minha senhora", escreveu outro. "As palavras que você usou foram horríveis e degradantes. Não é como gosto de roupa, isso já é preconceito", acrescentou um.
Segundo a atriz, o comentário não envolve ofensa e explicou que vem lutando para não se tornar uma velha gorda. Porém, com todo os questionamentos e ataques, Betty disse que não irá mais comentar o assunto. "Afinal, o país tem outras coisas com o que se preocupar", finalizou a artista, que em tom bem-humorado, já declarou sonhar com papéis tipo "velhas daquelas bem malucas" para interpretar.
Em 2013, a atriz foi alvo de críticas por usar biquíni na praia
Betty Faria se envolveu em outra polêmica em julho de 2013. Após ser clicada de biquíni na praia aos 72 anos, a atriz recebeu comentários maldosos dos internautas por estar usando um traje de banho pequeno. A artista rebateu as opiniões na época e questionou: "E a minha liberdade?". Logo após o ocorrido, muitos famosos mandaram mensagens através das redes sociais.
Betty foi ícone de beleza por gerações e ressaltou as dificuldades de envelhecer, principalmente por ser uma pessoa pública: "Dizer que a idade é boa é um fingimento, uma mentira. Quem não estiver preparado, principalmente se for uma mulher famosa, sucumbe. A idade traz limitações físicas, não é fácil. Você vai sentindo. Uma pessoa consciente, que cuide da cabeça, que esteja com os pés no chão, vai vendo que as coisas vão mudando".
Na mesma ocasião, ela destacou uma frase do budismo que, segundo ela, define bem esse momento: "Dos quatro sofrimentos da vida você não escapa: nascimento, velhice, doença e morte'. Desses, ninguém escapa. Agora, tem que ver como você leva isso", declarou.
(Por Patrícia Dias)