Depois que foi à praia usando um biquíni de duas peças, Betty Faria teve as fotos compartilhadas inúmeras vezes pelas redes sociais. Algumas pessoas apoiaram, mas muitas outras criticaram a atriz de 72 anos por ter aparecido com o traje em público. Neste domingo (7), Betty foi novamente à praia do Leblon, bairro da Zona Sul do Rio onde mora, mas desta vez usando um maiô. Em entrevista para a revista "O Globo", a atriz fala sobre envelhecer e sobre a polêmica que causou do nada, enquanto apenas curtia um dia de sol na Cidade Maravilhosa.
"Na hora em que vi o bombardeio fiquei com uma raiva, mas segurei meu gênio até ter uma resposta à altura. Sempre fui contestadora, rebelde. Por que iria ficar comportadinha? Mas eu ligo para o que falam de mim, sim. Fico chateada, sim. Às vezes fico aborrecida com tanta agressividade nas redes sociais", declarou. Mas apesar das críticas, ela conta que recebeu apoio e inspirou outras mulheres: "Explodi, e as mulheres adoraram. Queriam que eu fosse à praia de burca? Teve até uma que me escreveu dizendo que foi libertador para ela, que ela passou a se aceitar mais".
Ícone de beleza por gerações, a artista fala sobre as dificuldades de envelhecer, principalmente sendo uma pessoa pública. "Dizer que a idade é boa é um fingimento, uma mentira. Quem não estiver preparado, principalmente se for uma mulher famosa, sucumbe. A idade traz limitações físicas, não é fácil. Você vai sentindo. Uma pessoa consciente, que cuide da cabeça, que esteja com os pés no chão, vai vendo que as coisas vão mudando. O budismo tem uma frase que é muito boa: 'Dos quatro sofrimentos da vida você não escapa: nascimento, velhice, doença e morte'. Desses, ninguém escapa. Agora, tem que ver como você leva isso", declara.
Sobre as limitações que surgiram com o peso da idade, ela diz que não se esforça para enganá-las. "Não engano nada, negocio. Negocio para sobreviver, porque sou uma pessoa que gosta da vida. Como vivi intensamente todas as minhas fases, fui me preparando para o terceiro tempo da vida", finalizou. Com a polêmica criada, Betty começou a receber mensagens de apoio de vários amigos famosos.
Confira abaixo a lista de artistas que o Purepeople juntou que partiram para a defesa do direito da atriz de usar o que quiser em um dia de praia.
Glória Perez - Chocada com essa onda preconceituosa por conta do biquíni da Betty Faria! E daí que ela fez 72 anos? Perdeu o direito de ir à praia, de usar seu biquini? Afff! 40 anos depois de Leila Diniz, gente? Viva Betty Faria! Viva a liberdade!
Monique Evans - Dou a maior força pra Betty Faria ir à praia de biquíni! Brasileiro é sem noção! Em Ibiza as senhoras e os velhinhos pegam sol nus. Minha mãe usa biquín e tem 76, e daí? Vai ter vergonha de quê? Ela não tem mais direito ao mar e ao sol? Eu tenho vergonha de quem pensa assim. Quem vai à praia só pra mostrar que tem corpão, é porque não tem o que mostrar quando está vestido! Betty Faria ia mergulhar como, vestindo o quê?
Jean Wyllys - Muito respeito e admiração pela Betty Faria! E repúdio a essa gente que acha que jamais envelhecerá!
Carlos Tufvesson - Betty Faria, querida. Vê quanto aplauso e demonstração de apoio para você!
Helio de La Peña - (Depois da atriz brincar falando que vai à praia com um bíquini mínimo e com uma burca preta transparente) Tenho certeza que você vai arrasar! Esse povo que circula por aqui (Twitter) não sabe de nada. Nasceu ontem.