Fred Nicácio, do "BBB 23", teve suas falas condenadas pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, após se envolver em polêmica com Cezar Black. O enfermeiro acusou o médico e apresentador de usar um tom de superioridade contra a enfermagem. Isso ocorreu quando o integrante do time Camarote recordou uma situação que presenciou.
"Eu fui fisioterapeuta, vi um médico entubando e falei assim: 'Eu queria fazer isso aí'. Uma enfermeira branca olhou para mim e falou: 'Sai para lá, menino, isso aí é só pra médico'. Tá bom", disparou Fred, que declarou ser "paciente como um vulcão".
"Sete anos depois, amor, eu voltei lá, e ela foi minha enfermeira. 'É, tô aqui, doutor Fred Nicácio, e aí? Agora eu vou entubar, e você vai me ajudar'. Porque é assim que a gente trata racista", acrescentou o brother no "BBB23", que dará um poder inédito aos eliminados.
Em sua página no Facebook, o Coren-SP se pronunciou. "O programa 'Big Brother Brasil 23' exibiu entre ontem (dia 17) e hoje (dia 18) uma discussão sobre a autonomia da enfermagem. O participante Cezar Black, que é enfermeiro, desabafou que se sentiu ofendido sobre uma menção do participante Fred Nicácio, que é médico e fisioterapeuta, de que uma enfermeira deveria auxiliá-lo", iniciou o órgão, que arquivou o processo de investigação envolvendo o parto de Klara Castanho.
"A enfermagem é uma profissão regulamentada e autônoma e não está subordinada a nenhuma outra, uma vez que todas as categorias da saúde têm atribuições devidamente estabelecidas. A enfermagem não raro é vítima de comparações que a subalternizam, mesmo depois de toda sua atuação ser amplamente divulgada nos últimos anos, devido à sua essencial atuação frente à pandemia da Covid-19", prosseguiu a nota.
E o comunicado conclui: "Portanto, o Coren-SP condena qualquer fala ou atitude que vincule a enfermagem a uma inferioridade frente a demais profissões e defende o cuidado integrado e respeitoso das equipes multidisciplinares também como uma forma de valorização à categoria".