Clássico da maquiagem, o batom vermelho é um dos melhores truques para trazer de volta um toque de glamour a qualquer produção mais básica. É que além de trazer colorido ao rosto, deixando tudo mais chique, um tom aceso nos lábios ainda tem o poder de desviar o olhar daquela olheira ou de uma espinha indesejadas. O vermelho ainda combina com todos os tons de pele e funciona como um acessório statement quando a produção não tem lá muitos atrativos. Pois foi esse item atemporal um dos favoritos das maquiagens das passarelas da temporada de verão 2019. Entre as grifes mais conhecidas, o batom vermelho apareceu em desfiles como o da Givenchy, da Valentino (que apostou num upgrade: lábios de glitter), da Chanel e da Dolce & Gabbana, só para citar algumas.
A forma mais clássica de se usar um batom vermelho na maquiagem é deixar o foco do rosto nele, cobrindo apenas imperfeições leves e realçando alguns pontos fortes (como os cílios, por exemplo). A Givenchy foi nessa fórmula e trouxe para a sua passarela uma make (quase) nada -- uma das trends mais exploradas nas temporadas recentes de moda -- pontuada apenas por um tom seco e matte de batom vermelho. Numa onda parecida, a Chanel, que apostou num tom de coral rosado bem aberto e com a cara do verão, complementou a make levinha com uma dose generosa de iluminador ao redor dos olhos e nas maçãs do rosto. O glow perfeito, aliás, está em alta algum tempo e deve permanecer para o verão 2019. Outra grife que trouxe um "make de bonita", porém um pouco mais elaborado, foi a italiana Dolce & Gabbana: a label investiu no delineado puxadinho e em boas camadas de máscara para deixar o olhar sexy. "Barroca", a grife combinou ainda o tom do batom vermelho com flores no cabelo.
Mas nem só de makes básicas com ponto de cor foram feitas as semanas de moda internacionais do verão 2019. Mais ousadas, marcas como a Rodarte e a Valentino apostaram no combo olho tudo + boca tudo. A referência, que tem a ver com o retorno dos anos 80 para a moda, traz maquiagens menos sérias e mais divertidas. A aposta da Rodarte, por exemplo, foi contrastar os lábios escarlates a sombrar ultrapigmentadas e coloridas, que trazem um certo ar infantil (no bom sentido!) para a make. Amarelo, azul e roxo foram alguns dos tons escolhidos pela marca para pintar os olhos das modelos, que assim como a Dolce & Gabbana, arrematou o look com flores nos cabelos. Já a Valentino foi ainda mais ousada e misturou tons vibrantes de glitter, que arremataram a maquiagem tanto dos olhos quanto dos lábios. Já pode anotar a referência para o Carnaval!
(por Deborah Couto)