Não é de hoje que histórias envolvendo princesas, príncipes, bruxas e feitiços fazem sucesso nos cinemas. Mas os contos de fadas, popularizados no século passado pelos filmes de Walt Disney, têm ganhado cada vez mais versões modernas em grandes produções hollywoodianas, as chamadas live-actions. Em 2014, Angelina Jolie brilhou como a madrasta má do clássico "A bela adormecida", que ganhou um filme especialmente dedicado à vilã. "Malévola" fez sucesso mundo afora e ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão em arrecadação nas bilheterias.
Mas a personagem vivida por Jolie não foi a única vilã em evidência em releituras de contos de fadas. Julia Roberts deu vida à madrasta de Branca de Neve no filme "Espelho, espelho meu", de 2012. Com uma protagonista menos expressiva, a jovem Lily Collins, Julia acabou ganhando todos os holofotes na pele da megera vaidosa do clássico, originalmente lançado em formato de animação em 1937.
A estrela Meryl Streep é outra que promete roubar a cena na pele de uma bruxa malvada. A atriz, que recentemente beijou o ator Mark Ruffalo em um programa de TV, estreou nos cinemas brasileiros na última quinta-feira (29) com o longa "Caminhos da floresta". Graças a sua atuação no filme, a campeã de indicações ao Oscar (19 ao todo) foi indicada na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante este ano, e concorre à quarta estatueta da carreira.
Branca de Neve é um dos clássicos mais adaptados para o cinema
No mesmo ano em que "Espelho, espelho meu" foi lançado, Kristen Stewart viveu a personagem-título do filme "Branca de neve e o caçador". A atriz - que recentemente anunciou que pretende fazer uma pausa de dois anos na carreira - contracenou com Chris Hemsworth, eleito o homem mais sexy de 2014. Nesta nova versão de "Branca de Neve", após ser ordenado pela rainha má (Charlize Theron) a assassinar a princesa, o caçador acaba virando seu protetor na floresta e eles se apaixonam.
'A bela e a fera' ganha novas versões
Outro grande sucesso da Disney que teve novas roupagens foi "A bela e a fera". A animação de 1991, um dos maiores sucessos de todos os tempos da produtora, ganhou uma versão francesa em 2013, com o galã Vincent Cassel como o príncipe que se tranforma em Fera após um feitiço.
Curiosamente, em outro filme, o enfeitiçado também roubou a cena da princesa Bela. No moderno "A Fera", o belo Alex Pettyfer - que em 2013 chegou a ser confirmado como protagonista de "50 tons de cinza" - teve sua aparência alterada por uma bruxa e se transformou em uma criatura bizarra, com tatuagens e cicatrizes no rosto. Coube a Vanessa Hudgens o papel da mocinha que o ajudou a se libertar do feitiço.
Mas em 2016, outro longa baseado na animação promete resgatar o foco à princesa Bela. Na última segunda-feira (26), Emma Watson anunciou que viverá uma das mocinhas mais queridas da Disney com uma nota em sua página oficial no Facebook. "Meu eu de seis anos de idade está sem acreditar – o coração explodindo!", escreveu na rede social.
Confira em nossa galeria atores e atrizes que se transformaram em príncipes, princesas e bruxas!